XXXV AGEUM DE OLIMPUS

Nos dias 21 de maio de 2022, a Base Aérea de Santa Cruz (BASC) celebrou o 35º Ageum, evento anual realizado pelo 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1°/7° GAV), Esquadrão Orungan, onde os integrantes, de ontem e de hoje, se reuniram para relembrar os grandes feitos do passado e enaltecer a história do esquadrão, que possui mais de 74 anos de existência.

O Ageum foi idealizado em 1987 em homenagem ao ataque bem sucedido realizado em 5 de abril de 1943 pela aeronave Lockheed A-28 Hudson, da Base Aérea de Salvador, matrícula FAB 75 (414-7174), tendo como tripulantes o Tenente-Aviador Ivo Gastaldoni (Olimpus 11), os Sargentos Ângelo e Souza e os Soldados Argolo e Pascoal Molinaro, contra um submarino hostil que se preparava para atacar um comboio aliado no través de Aracaju-SE. Hoje, decorridos 79 anos dessa data histórica, os patrulheiros do Esquadrão Orungan continuam a celebrar esse feito heróico que se constituiu como o batismo de fogo do 1º/7º GAV, herdeiro das tradições do 2º Grupo de Bombardeio Médio da Base Aérea de Salvador (2º GBM).

Após a calorosa recepção, foi a vez dos convidados se reunirem no auditório Brig Ivo Gastaldoni, onde foram recebidos pelo Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Cícero vieira Ramos, acompanhado dos Major-Brigadeiro do Ar R/1 Carlos Eurico Peclat dos Santos, Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRA-PAT) e do Brigadeiro do Ar R/1 Maurício Carvalho Sampaio, Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL), para o tradicional brifim, que abordou a situação operacional e logística do Esquadrão, as perspectivas futuras com a incorporação da aeronave remotamente pilotada RQ-1150 Heron.

Os Olimpus e Orixás

O título de Olimpus é dado aos os oficiais aviadores do esquadrão, quando atingem a operacionalidade de Primeiro Piloto de Patrulha (1PP), enquanto os Orixás são os oficiais das demais especialidades e graduados aeronavegantes que cumprem as missões operacionais, além de serem os principais responsáveis pela manutenção dos aviões e pela operação dos sensores embarcados nas aeronaves de patrulha.

Na Cerimônia, foram sagrados: o 1º Tenente Aviador WILENY LUCENA DANTAS como Olimpus Numerado 415; o Tenente-Coronel Intendente HERBERT MENDES LIMA e o Capitão Intendente LUÍS CARLOS SOUZA MARIZ SARMENTO como Olimpus Honorários 099 e 100, respectivamente.

Como Orixás Honorários 055, 056 e 057, foram agraciados o Suboficial BMA R1 EDSON MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, o 2º Sargento SAD LUIS FILIPE DA SILVA e o 3º Sargento QESA SMU MOISES SANTOS RÉGIS.

Logo após o ato de sagração e descerramento das placas, os presentes seguiram para o pátio de aeronaves para a foto na aeronave P-3AM Orion e na sequência o tradicional almoço de confraternização no Centro Social dos Oficias da BASC.

Texto: 1º/7º GAV.

Fotos: 1º/7º GAV.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ABRA-PAT a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.