Esquadrão Phoenix alcança 80.000 horas de voo com o P-95 Bandeirulha
Marca histórica destaca a importância da aeronave nas missões de patrulha, resgates e defesa da soberania brasileira
Seu destino para descobrir o mundo da aviação de patrulha no Brasil. Explore artigos, atualizações e perfis que celebram a paixão e dedicação das equipagens que mantêm nossos céus seguros.
Marca histórica destaca a importância da aeronave nas missões de patrulha, resgates e defesa da soberania brasileira
Em virtude das operações militares de assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira não comemorou o Dia da Aviação de Patrulha conforme o cerimonial previsto para a festividade, cancelando, inclusive, a Reunião da Aviação de Patrulha (RAP) com a participação das três Unidades de Patrulha: o 1º/7º Grupo de Aviação (GAV), da Base Aérea de Santa Cruz; o 2º/7º GAV, da Base Aérea de Canoas (BACO); e o 3º/7º GAV, da Base Aérea de Belém (BABE).
No dia 4 de maio de 2024, os Comandantes da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Coronel Aviador Juliano Barros Cota, e do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), Tenente-Coronel Aviador Alan Elias Lemos Mattar, receberam seus ex-integrantes, da ativa e veteranos, nas instalações do Esquadrão Orungan para mais um Ageum de Olimpus e Encontro dos Orixás.
Esquadrões Orungan (1°/7° GAV), Phoenix (2°/7° GAV) e Netuno (3°/7° GAV) compõem a Aviação de Patrulha da FAB
Atividade consiste em treinar os Esquadrões Aéreos que cumprem missões de Reconhecimento Aeroespacial, Controle Aéreo Avançado, Interferência Eletrônica e Ataque
Como parte do calendário da Força Aérea Brasileira, a Base Aérea de Natal (BANT) organizou os eventos relativos ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) de 2023.
Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Júnior.
Natural de São Paulo (SP). Praça de 15 de fevereiro de 1988, foi declarado Aspirante-a-Oficial em 8 de dezembro de 1991.
No dia 8 de novembro de 2023, comemorou-se na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) o 76º Aniversário do 1º/7º Grupo de Aviação.
O Dia do Aviador é uma data especial celebrada no Brasil em 23 de outubro, escolhida em homenagem ao primeiro voo realizado em 1906, pelo brasileiro Alberto
Santos Dumont, Pai da Aviação.
Em 29 de janeiro, na BASC (Ala 12), chegaram definitivamente os dois primeiros P-3, o FAB 7203 e o FAB 7206, que marcam a chegada do Orungan aqui no Rio de Janeiro.
Seleção de oficiais de patrulha para cargos de Comando, Chefia e Direção extraída da lista da Reunião do Alto-Comando da Aeronáutica de 27 de junho de 2023.
Os Cardeais, designação própria dos pilotos que voaram no 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE) e no 4º/7º Grupo de Aviação (GAV), unidades aéreas extintas
Foi criada no Rio de Janeiro, em 20 de julho de 1999. É uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos.