Participantes do evento com a aeronave P-3AM ORION e o hangar do Zeppelin ao fundo.
Fonte: Ala 12.
Nos dias 5 e 6 de abril de 2019, a Ala 12 recebeu os ex-tripulantes do 1º/7º Grupo de Aviação (GAV), Esquadrão Orungan, para celebração do 32º Encontro dos Orixás e o 32º Ageum de Olimpus, respectivamente.
Esses eventos ocorrem em homenagem ao ataque bem sucedido realizado em 5 de abril de 1943 pela aeronave Lockheed A-28 Hudson, da Base Aérea de Salvador, matrícula FAB 75 (414-7174), tendo como tripulantes o Tenente-Aviador Ivo Gastaldoni (Olimpus 11), os Sargentos Ângelo e Souza e os Soldados Argolo e Pascoal Molinaro, contra um submarino hostil que se preparava para atacar um comboio aliado no través de Aracaju.
Hoje, decorridos mais de 76 anos dessa data significativa, os patrulheiros do Esquadrão Orungan continuam a celebrar esse feito heroico que se constituiu como o batismo de fogo do 1º/7º GAV, herdeiro das tradições do 2º Grupo de Bombardeio Médio (2º GBM).
Os Orixás, oficiais e graduados aeronavegantes que, junto aos oficiais aviadores, cumprem as missões operacionais do Esquadrão, além de serem os principais responsáveis pela manutenção dos aviões e pela operação dos sensores embarcados nas aeronaves de patrulha.
Na Cerimônia de 5 de abril, foram sagrados Orixás numerados os CT CA Marcus Vinícius de Souza (Orixá 250); 1º Ten Esp Av Gladson Martins (Orixá 251), 1º Ten QOEA Cruz (Orixá 252), SO BEI Wallace (Orixá 253), 2S BMA Rodrigo Garcia (Orixá 254) e 2S BET Érika Silva (Orixá 255).
Como honorários, perfilaram o Suboficial BCO R/1 Gilson de Araújo Braga (Honorário 48), o Terceiro-Sargento SEF Amanda Silva Rocha (Honorária 49) e 3S RF Bco Antônio Lopes (Honorário 50).
Logo após o ato de sagração, os presentes seguiram para o pátio de aeronaves para a tradicional foto, tendo como aeronave de fundo o P-3 AM Orion.
No dia seguinte, foi a vez de os Olimpus se reunirem no auditório Brig Ivo Gastaldoni, onde foram recebidos pelo Comandante da Ala 12, Coronel-Aviador Alessandro Cramer (Olimpus Honorário 91), acompanhado dos Majores-Brigadeiros do Ar Paulo Roberto de Barros Chã (Olimpus Honorário 51), Diretor do Departamento de Produtos de Defesa; Maurício Augusto Silveira de Medeiros (Olimpus 290), Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; e Wilmar Terroso Freitas (Olimpus Honorário), Presidente da Associação das Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRA-PAT), para o tradicional brifim com o Comandante do 1º/7º GAV, Tenente-Coronel Aviador Erivando Pereira Souza (Olimpus 356), que abordou a situação operacional e logística do Esquadrão em seu segundo ano na nova sede, Santa Cruz, deixando claro que a unidade aérea já se acomodou em suas novas instalações e tem cumprido sua rotina operacional satisfatoriamente.
A ABRA-PAT marcou presença na cerimônia e, por meio de seu Vice-Presidente, Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, relembrou a importância da Associação para o fortalecimento da Aviação de Patrulha, registrando sua História e tradições e fomentando pesquisas de interesse da Patrulha.
Novos Olimpus: Cap. Amaral, Ten Cel Fábio Silva, Cel Sardinha e Cel Cramer.
Após o brifim, procedeu-se a passagem de comando simbólica do Tenente-Coronel Erivando para o Coronel Aviador Refm Paulo Dantas Cabral (Olimpus 139), o veterano mais antigo entre os Olimpus, que convidou os presentes a participarem da cerimônia de sagração de novos Olimpus.
Foram agraciados com o título de Olimpus Honorário os seguintes oficiais: Coronel-Aviador Alessandro Cramer (Honorário 91), Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha (Honorário 92), Tenente-Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva (Honorário 93) e Cap QOEA Anv Afrânio César Pereira do Amaral (Honorário 94).
Almoço de confraternização: Maj Brig Medeiros, Ten Cel Erivando, Cel Cabral, Cel Cramer, Maj Brig Chã e Maj Brig Terroso.
Na sequência, Olimpus e Orixás posaram para a tradicional foto, tendo ao fundo, a aeronave P-3 AM Orion, que equipa o Esquadrão Orungun; e seguiram para o almoço de confraternização entre os patrulheiros de ontem e os de hoje.
Salve a Patrulha!