Major-Brigadeiro do Ar
Adolfo Aleixo da Silva Júnior
Natural de São Paulo (SP). Praça de 15 de fevereiro de 1988, foi declarado Aspirante-a-Oficial em 8 de dezembro de 1991.
Principais cargos: Oficial de Segurança de Voo do 1º/7º GAV; Chefe da SIPAA da BASV; Chefe da Segurança de Voo do GTE; Chefe da SIPAA da BABR; Oficial de Operações do 1º/7º GAV, Comandante do 2º/7º GAV; Chefe da Assessoria de Imprensa do CECOMSAER; Adido Aeronáutico na África do Sul; Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA); Presidente do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA); e Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).
Principais cursos: Curso de Tática Aérea; Curso de Formação de Piloto de Patrulha; Curso de Guerra Eletrônica; Curso de Preparação de Instrutores de Voo; Curso Básico de Sensoriamento Remoto; Curso de Segurança de Voo; Curso de Formação de Oficiais Aviadores; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Comando e Estado-Maior; MBA de Gestão de Processos de C&T – Universidade Federal Fluminense – UFF; Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia – Escola Superior de Guerra; e Curso de Especialização em Gestão para Altos Executivos – UNILINS.
Horas de voo: 3.500
Principais condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico, grau Comendador; Ordem do Mérito Militar, grau Comendador; Ordem do Mérito Naval, grau Oficial; Ordem do Mérito da Defesa, Oficial; Ordem do Mérito Desportivo da Defesa; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha do Pacificador; Medalha Militar de Ouro; e Medalha Mérito Nero Mouta.
Cargo Designado: Chefe da Subchefia de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.
Fonte: NOTAER de 25/11/2023.