ENCERRAMENTO DO PESOP – 2023

Como parte do calendário da Força Aérea Brasileira, a Base Aérea de Natal (BANT) organizou os eventos relativos ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) de 2023.

No dia 13 de dezembro, realizou-se no cinema da Unidade a Cerimônia de Premiação dos destaques nos Cursos de Especialização Operacional de Asas Rotativas (CEO-AR), de Caça (CEO-CA), de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR) e de Transporte (CEO-TR).

Prestigiaram o evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; membros do Alto-Comando da Aeronáutica; o Comandante da BANT, o Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes; os representantes da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRA-PAT) e da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC); Comandantes, Chefes, Diretores, Graduado-Master e oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), 

No dia seguinte, as Associações das Aviações tiveram a oportunidade de se reunir com os formandos dos cursos nas salas de suas respectivas especialidades, à exceção da ABRA-PAT, que utilizou o auditório do Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), tendo em vista a participação de associados ilustres como o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, Comandante da Aeronáutica; o Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); e o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

Dentre os associados presentes, encontravam-se o Coronel Aviador R/1 Ronald Fleming Gonzaga, Vice-Presidente da ABRA-PAT; o Tenente-Coronel Aviador Fabrício Nery Fernandes, Comandante do 3º/7º GAV; o Tenente-Coronel Aviador Nícolas Gomes Moreira, Comandante do 3º/7º GAV, dentre outros.

Acompanharam a reunião o Brigadeiro Cólen, Comandante da BANT; Comandantes da GUARNAE-NT e Oficiais e Graduados da Aeronáutica.

O Coronel Fleming iniciou sua palestra abordando a semelhança dos patrulheiros recém-formados no CEO-IVR com os patrulheiros mais antigos presentes, lembrando que os jovens formandos trilharão os mesmos caminhos deixados por seus superiores e, no futuro, serão responsáveis pelos destinos da Aviação de Patrulha e da Força Aérea Brasileira.

Após sua apresentação, o Vice-Presidente passou às mãos do 1º colocado do CEO-IVR, e associado da ABRA-PAT, o 2º Tenente Aviador Gustavo Costa de Souza, uma placa de homenagem como reconhecimento da Associação pela insigne conquista. Após a premiação, foi entregue a cada um dos formandos uma lembrança da ABRA-PAT.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros pediu a palavra, e destacou o legado deixado pelos primeiros patrulheiros que tiveram o privilégio de realizar o Batismo de Fogo da Força Aérea Brasileira ao atacar um submarino do Eixo cuja missão era afundar navios mercantes nas costas brasileiras, ceifando vidas inocentes. E destacou que cabia aos Patrulheiros de hoje a mesma demonstração de coragem, determinação e patriotismo dos Patrulheiros de outrora.

O discurso entusiasmado do Olimpus 290, correlacionando os atos heroicos dos tripulantes de Patrulha da Segunda Guerra Mundial aos destinos da atual geração, comoveu e motivou os presentes, que lhe renderam uma salva de palmas.

Fechando o encontro, o Comandante da Aeronáutica deixou uma mensagem animadora à nova geração de pilotos de combate, ao afirmar que a FAB está atenta às necessidades da Aviação de Patrulha, tendo em vista o surgimento de novas tecnologias, indispensáveis para operação em ambientes cada vez mais sofisticados e ameaçadores. Tais desafios levaram o Comando da Aeronáutica a buscar novas capacidades para seus vetores de Patrulha, ampliando o escopo da missão, e dando lugar ao conceito de IVR. O Comandante enfatizou que essa nova doutrina veio para ficar, mas que em vez de comprometer o destino da Aviação de Patrulha acabará por ampliar sua fronteira de atuação.

Ao fim da palestra, os participantes seguiram para a solenidade militar do PESOP, para prestigiar o último compromisso dos jovens Patrulheiros na BANT antes de seguirem para suas unidades operacionais.

Relação de Formandos do Curso de IVR e suas unidades de destino

Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação

2º Ten Av Gustavo Costa de Souza
2º Ten Av João Vitor Fernandes Delgado da Cruz
2º Ten Av Johnatan da Fonseca Santos
2º Ten Av Rennan Matheus Gonçalves Alves

Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação

2º Ten Av Bruno de Souza Fernandes
2º Ten Av Juan de Marco Sanmartin Botelho
2º Ten Av Jonathan Monteiro de Sant´ Anna
2º Ten Av Pedro Henrique Clemente de Brites Rodrigues
2º Ten Av Pedro Monteiro Berbet

Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação

2º Ten Av Raphael Dolphine Scatolini

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ABRA-PAT a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.