A solenidade de passagem de Comando do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), ocorreu no dia 9 de janeiro de 2026, às 10:30. Na ocasião, o Tenente-Coronel Aviador Alan Elias Lemos Mattar passou o cargo ao Tenente-Coronel Aviador Marcello Sardinha dos Santos.
A cerimônia, realizada no interior do hangar do Zeppelin, foi presidida pelo Comandante da BASC, Coronel Aviador Juarez Bessa Leal, acompanhado do Graduado-Master da Guarnição Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), Suboficial BEI Marcelo de Souza Luiz, e contou com a participação do Diretor do Parque de Material Bélico de Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ), Coronel Aviador Gabriel Gaertner, do Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRA-PAT), Major-Brigadeiro do Ar R/1 Carlos Eurico PECLAT dos Santos, de ex-Comandantes da unidade aérea, de Comandantes das unidades da GUARNAE-SC e de oficiais e praças de outras organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
O novo comandante possuiu a qualificação de primeiro piloto de patrulha nas aeronaves P-95A/B Bandeirulha e P-3AM Órion, ingressou na Força Aérea Brasileira em 11 de fevereiro de 2003, tendo exercido no decorrer da carreira diversas funções na Base Aérea de Salvador (BASV), no 1º/7º GAV e no Comando de Preparo (COMPREP), tendo sido agraciado com a menção Destaque Operacional nível Ouro do COMPREP.
Em suas palavras de despedida, o Tenente-Coronel Mattar enalteceu a “persistência e perspicácia” do Esquadrão em sua missão, que, segundo ele, caracteriza o verdadeiro significado do lema da Unidade Aérea: “estar sempre presente onde o Brasil precisar”.
Ainda, ressaltou o trabalho vital do Grupamento Logístico de Santa Cruz na manutenção das aeronaves P-3 e Heron; destacou o apoio das unidades da GUARNAE-SC; e fez menção especial aos pilotos e tripulantes, citando que “vocês são a essência deste Esquadrão e a Força Aérea será tão boa quanto vocês”.
Terminou sua fala, agradecendo os Comandantes do COMPREP e da BASC pelas orientações e apoio; e, a ABRA-PAT, por seu esforço de manter viva a História da Aviação de Patrulha.
Sobre o 1º/7º GAV
É uma unidade aérea de Patrulha Marítima da FAB com a finalidade de executar o preparo e o emprego dos seus meios, com vistas ao cumprimento das Ações de Força Aérea e das atividades que lhe forem atribuídas, operando com as aeronaves P-3 Órion.
Fotos: Base Aérea de Santa Cruz.


