q 56 ANOS DO 1º POUSO A BORDO DA AERONAVE P-16 - Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha

56 ANOS DO 1º POUSO A BORDO DA AERONAVE P-16

No dia 22 de junho, os veteranos do 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GpAvEmb) comemoram o início das operações da aeronave P-16 Tracker a bordo do porta-aviões A-11 Minas Gerais da Marinha do Brasil.

Tal feito ocorreu em 1965, e tendo como protagonistas o Major Aviador Antônio Claret Jordão (1º piloto) e o Capitão Aviador Iale Renan Accioly Martins de Freitas (2º piloto). Na ocasião, operou como Oficial Sinalizador de Pouso (OSP), o Capitão Aviador Luiz Carlos Boavista Acciolly. Desta forma, o P-16 FAB 7021 tornou-se a primeira aeronave da Força Aérea Brasileira a realizar pouso enganchado no navio aeródromo Minas Gerais.

O 1º GpAvEmb continuou operando a bordo até 1996, ano em que a aeronave P-16 foi desativada.

Caso o leitor queira conhecer mais detalhes sobre este evento histórico, clique aqui para acessar o artigo publicado em 2015 em homenagem aos 50 anos do primeiro pouso em porta-aviões.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ABRA-PAT a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.