Em 05 de abril de 1943, o 1º/7º Grupo de Aviação – ESQUADRÃO ORUNGAN – entrava para a história do Brasil e da Força Aérea Brasileira. À bordo de um A-28 Hudson, o então 1º Tenente-Aviador IVO GASTALDONI, com sua tripulação, composta pelos Sargentos ÂNGELO (Mecânico) e SOUZA(Radiotelegrafista), e pelos Soldados ARGOLO (Metralhador) e PASCOAL MOLINARO (Artilheiro), localizou e atingiu, entre Salvador e Recife, um submarino hostil, vindo a provocar-lhe danos, com muito provável afundamento.
Ao longo dos dias subsequentes, foram recolhidos destroços pela Marinha do Brasil e encontrados alguns corpos boiando, dilacerados pelos peixes, próximo ao litoral nordestino, confirmando o relato dos tripulantes. Este relato foi apresentado em vídeo de depoimento do próprio Brigadeiro GASTALDONI.
Deste modo, o Esquadrão Orungan eternizou aquela data como seu “BATISMO DE FOGO”, criando a celebração denominada “AGEUM DE OLIMPUS” – ou “Festa dos Deuses do Olimpo”.
Mantendo a tradição, em 07 de abril de 2018, a 31ª reunião foi realizada, pela primeira vez, na nova sede da Unidade Aérea, a ALA 12 (Base Aérea de Santa Cruz), com a presença de seu Comandante, Coronel-Aviador Alessandro CRAMER.
O evento iniciou-se com abertura e palavras iniciais do Comandante, o Tenente-Coronel Aviador ERIVANDO Pereira Souza, seguido de animado briefing humorístico e da sagração dos novos Olimpus. Foram sagrados Olimpus Numerados o 1º Tenente-Aviador HELTON César Torres de Oliveira (OLIMPUS 410) e o 1º Tenente-Aviador GLEDSON Arthur do Nascimento (OLIMPUS 411), e Olimpus Honorários o Coronel Intendente Alexandre Jorge ESTEVES (OLIMPUS HON 089) e Tenente-Coronel Intendente Marcelo BARÃO Corgozinho (OLIMPUS HON 090).
A seguir, houve a tradicional fotografia registrando todos os presentes, à frente de uma aeronave P-3BR e, pela primeira vez, ao fundo, o Hangar do Zeppelin.
Ao longo do almoço, houve descontraída confraternização, ocasião em que os Olimpus Numerados e Honorários presentes bradaram seus respectivos números, em homenagem ao Brigadeiro IVO GASTALDONI e tripulantes, buscando manter acesa a chama da coragem a da galhardia de seu saudoso herói e precursor da Aviação de Patrulha. Ao final, o Coronel CABRAL, Olimpus 139, mais antigo presente, devolveu o Bastão de Comando do 1º/7º GAV ao Ten Cel ERIVANDO, encerrando o evento.
A ABRA-PAT, presente com associados e membros de sua Diretoria, e com seu Presidente, Major-Brigadeiro do Ar Refm Wilmar TERROSO Freitas, dá as boas-vindas aos Olimpus em terras fluminenses, augurando votos de continuado sucesso e de muitos BRAVOS-ZULUS, na nobre missão de patrulhar os mares de nossa Amazônia Azul!
DA PÁTRIA! OS OLHOS NO MAR! PATRULHA! ORUNGAN!