Reunião da Aviação de Patrulha 2023

Entre os dias 28 e 30 de maio de 2023, os Esquadrões de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), o 1º/7º Grupo de Aviação (GAV) sediado na Base Aérea de Santa Cruz (Rio de Janeiro/RJ), o 2º/7º GAV sediado na Base Aérea de Canoas (Canoas/RS) e o 3º/7º GAV sediado na Base Aérea de Belém (Belém/PA), encontraram-se na Base Aérea de Belém (BABE) para juntos participar da Reunião da Aviação de Patrulha (RAP), evento anual com a finalidade de celebrar o dia da Aviação de Patrulha, ocorrido no dia 22 de maio.

O “22 de maio” foi escolhido para comemorar o primeiro ataque realizado por aeronave de patrulha da FAB na Segunda Guerra a um dos submarinos do eixo, o Barbarigo, que navegava entre o arquipélago de Fernando de Noronha e o saliente nordestino, em 22 de maio de 1942. A tripulação do B-25B 62.245 era mista, composta por tripulantes da FAB e da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF), conforme abaixo.

–          1º Piloto: 1º Ten HENRY H. SCHWANE (USAAF);

–          2º Piloto/Navegador: Cap AFFONSO C. PARREIRAS HORTA (FAB) e Cap OSWALDO PAMPLONA PINTO (FAB);

–          Mecânico/Artilheiro: 2º Sgt WILLIAM D. TYLER (USAAF);

–          Rádio: 2º Sgt MORRIS ROBINSON (USAAF); e

–          Bombardeador: 3º Sgt JOHN G. YATES (USAAF).

Pelo ineditismo da iniciativa realizada por aeronave do recém criado Ministério da Aeronáutica, este episódio passou a ser conhecido como “O Batismo de Fogo da Força Aérea Brasileira”.

A RAP de 2023 começou oficialmente no dia 28 de maio com a recepção das unidades de patrulha e das autoridades da Aeronáutica pelo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (COMAR I), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto; e pelo Comandante da BABE, Coronel Aviador Rodrigo Goretti Piedade.

Dentre as autoridades presentes, encontravam-se o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; e o Major-Brigadeiro do Ar R/1 Carlos Eurico Peclat dos Santos, Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRA-PAT).

No dia seguinte, 29 de maio, patrulheiros e autoridades voltaram a se encontrar no auditório do Esquadrão anfitrião para o Simpósio da Aviação de Patrulha com as seguintes apresentações:

1-      Efeitos de armas ar-superfície contra alvos navais,

2-      Classificação de embarcações em ISAR utilizando IA,

3-      Análise operacional do MAGE DR 3000,

4-      Inteligência artificial aplicada às ações de IVR,

5-      Palestra da ABRA-PAT,

6-      Palestra do Comandante de Preparo e

7-      Palestra do Comandante da Aeronáutica.

Ao final do dia, os Esquadrões de Patrulha participaram de um torneio informal, no qual o Esquadrão Netuno sagrou-se campeão.

O encerramento da RAP, no dia 30 de maio, ocorreu por meio de cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Patrulha, tendo como convidados autoridades civis e militares e patrulheiros da ativa e veteranos.

A formatura iniciou-se com revista à tropa, composta pelas unidades da Guarnição Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) e os Esquadrões de Patrulha, pelo Comandante da Aeronáutica, que passou a presidir o ato solene. Na sequência, procedeu-se a aposição de flores no busto do patrono da Aviação de Patrulha, Major Brigadeiro-do-Ar Dionisio Cerqueira de Taunay; e a entrega da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, destinada a distinguir os comandantes de unidades aéreas em conduta em prol da operacionalidade da sua organização, ao Tenente-Coronel Aviador Cícero Vieira Ramos, Comandante do 1º/7º GAV.

Durante o desfile militar, os patrulheiros da ativa e veteranos que se encontravam no palanque juntaram-se à tropa para passar em continência ao Comandante da Aeronáutica.

Texto: ABRA-PAT.

Fotos: Sgt Müller Marin/Força Aérea Brasileira.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ABRA-PAT a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.