Resumos de ATA
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 11 de janeiro de 2022.
Participantes: Carlos Eurico Peclat dos Santos – Presidente; Manoel Antonio Barreira - 1° Tesoureiro; Sidney Benício e Marcelo Barão Corgozinho - Membros do Conselho Consultivo; e Oscar Burgos Possollo – Presidente do Conselho Fiscal.
1. LEITURA DA ATA ANTERIOR
A Ata da reunião de 14 de dezembro de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. PRESTAÇÃO DE CONTAS
O 1˚ Tesoureiro realizou a prestação de contas do mês de dezembro de 2021, detalhando despesas e receitas, que foi aprovada pelo Presidente do Conselho Fiscal.
3. CONTRATO DO CONTADOR
O 1º Tesoureiro enviou em 21/12/2021 a minuta do contrato via e-mail para avaliação dos integrantes da Direção. Na reunião foram discutidos os termos da minuta do contrato que já constam as correções solicitadas pelo Brig Benício. O Brig Barreira negociou com o contador e conseguiu a modificação em duas clausulas questionadas pelo Brig Benício e o Cel Possolo que eram o índice de reajuste e o pagamento anual adicional em dezembro. O índice do reajuste do contrato passou de IGPM para IPCA e o pagamento adicional em dezembro continua existindo com uma redução do valor para metade da mensalidade em vigor paga em duas parcelas, uma em novembro e a outra em dezembro. Apesar de não ter sido consenso o pagamento adicional anual e na falta de outra solução, o Presidente decidiu por adimplir o contrato a partir de 1º de março de 2022.
4. CONTRATO DO AUXILIAR ADMINISTRATIVO DA DIREÇÃO
Ficou decidido pelo levantamento das tarefas executadas pelo auxiliar da administração para a Direção tomar conhecimento de suas atividades.
O contador assessorou a Associação com duas possibilidades para o pagamento da prestação de serviços do auxiliar administrativo:
Uma como Autônomo Contribuinte Individual com pagamento através de emissão de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). O RPA é um documento usado para formalizar a prestação de serviço esporádico de pessoas físicas (autônomas) para outras pessoas físicas ou jurídicas (empresas). Ele parece uma nota fiscal e detalha o tipo de serviço prestado, o valor desse serviço, além dos impostos que devem ser recolhidos. A emissão do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) é responsabilidade do contratante, funciona como um recibo de pagamento para quem é profissional autônomo sem CNPJ e presta serviços. Nesse caso, tanto pessoas físicas quanto empresas que contratam os serviços de um profissional autônomo precisam emitir um RPA para comprovar o serviço feito e para que o trabalhador possa e pode recolher os impostos que garantem a ele os direitos trabalhistas. Quem emite o documento é sempre a empresa ou pessoa física contratante. Inclusive, é de sua responsabilidade calcular os impostos que serão descontados do pagamento pela prestação de serviços. Dentre os impostos e tributos cobrados, estão: o INSS (que varia de 5 a 20% do salário de contribuição); IRRF (0 a 27,5% do salário de contribuição, já incluindo o desconto do INSS); e o ISS (2 a 5% do salário de contribuição, mas apenas se o prestador de serviços estiver cadastrado pela prefeitura). O valor estimado a ser recolhido é de R$ 220,00.
E a outra alternativa é o prestador do serviço administrativo receber como Microempreendedor Individual (MEI) emitindo nota fiscal por prestação de serviço (NFS-e). Para isso é necessário o cadastramento no sistema do governo para o obter um CNPJ. O custo atual de manutenção dessa opção é de R$ 60,00 a serem recolhidos pelo prestador de serviços.
Ficou decidido que o Brig Barreira iria discutir o assunto com o Sr. Genival para verificar a possibilidade do cadastramento do Sr Genival no sistema da MEI que vem a ser o mais vantajoso e o correto para a ABRAPAT.
5. INSTALAÇÕES DA ABRA-PAT NO INCAER
O Presidente da ABRA-PAT tratará do assunto com o Diretor do INCAER e com o Presidente do CAER. O INCAER e o CAER informaram que necessitarão das instalações utilizadas pela ABRAPAT. O Brig Barreira informou que a ABRAPAT continua realizando o pagamento do aluguel da sala do CAER.
Ficou decidido que existe a necessidade de um inventário do material da ABRAPAT para se dimensionar a área necessária para as atividades e estoque de material da Associação. Atualmente existe material e mobiliário na sala do INCAER utilizada em parceria com a ABRAPC, material e mobiliário na sala do CAER e material (livros) estocados na biblioteca do INCAER.
6. CONTRATO DO PRESTADOR DE SERVIÇO DE INTERNET
Ficou decidido que existe a necessidade de estabelecer um contrato de serviços para manutenção do site da ABRAPAT que estabeleça os serviços cobertos e que permita o pagamento para o prestador de serviços através de nota fiscal. O Brig Barreira foi encarregado dessa tarefa.
7. PRÊMIO BRIGADEIRO MAGALHÃES MOTTA 2021
Ficou decidido que o Presidente iria providenciar o pagamento do ganhador do Prêmio Brig Magalhães Motta 2021. O Presidente solicitou para que fosse informado os dados de contato e bancários do premiado.
8. DATAS COMEMORATIVAS EM 2022
a. 15 de fevereiro - Aniversário do 2º/7º GAV;
b. 5 de abril – Ageum de Olimpus;
c. 22 de maio – Dia da Aviação de Patrulha;
d. 28 de junho – Ceia dos Cardeais;
e. 20 de julho – Aniversário da ABRA-PAT;
f. 27 de setembro – Aniversário do 3º/7º GAV;
g. 8 de novembro – Aniversário do 1º/7º GAV; e
h. Dezembro: confraternização de fim de ano.
Na relação de datas comemorativas de 2022 ficou faltando a data do final de curso de especialização em aviações em Natal.
Ficou acordada a data de 13 de dezembro para a realização da confraternização de fim de ano da ABRAPAT.
O presidente informou que planeja visitar o 2º/7º GAV e o 3º/7º GAV ao longo do ano de 2022 utilizando recursos próprios.
9. ENCERRAMENTO
Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente, Carlos Eurico Peclat dos Santos, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo Presidente e pelo 1˚ Tesoureiro.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 14 de dezembro de 2021
Participantes: Carlos Eurico Peclat dos Santos – Presidente; Ronald Fleming Gonzaga – Vice-presidente; Manoel Antonio Barreira - 1° Tesoureiro; Adonil Gonçalves de Carvalho – 2° Tesoureiro; Sidney Benício e Marcelo de Carvalho Trope - Membros do Conselho Consultivo; Oscar Burgos Possollo – Presidente do Conselho Fiscal; e Marcos Narciso Martins – Secretário.
1. LEITURA DA ATA ANTERIOR
A Ata da reunião de 9 de novembro de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. PRESTAÇÃO DE CONTAS
O 1˚ Tesoureiro realizou a prestação de contas do mês de novembro de 2021, detalhando despesas e receitas, que foi aprovada pelo Presidente do Conselho Fiscal.
3. CONTRATO DO CONTADOR
Como não houve solução sobre os termos do contrato do contador, o assunto voltará a ser discutido na próxima reunião.
4. CONTRATO DO AUXILIAR ADMINISTRATIVO DA DIREÇÃO
Como não houve solução sobre os termos do contrato do auxiliar administrativo, o assunto voltará a ser discutido na próxima reunião.
5. INSTALAÇÕES DA ABRA-PAT NO INCAER
O Presidente da ABRA-PAT tratará do assunto com o Diretor do INCAER e com o Presidente da ABRA-PC. A Direção recomendou ainda que se verificasse junto ao III COMAR a disponibilidade de espaço para o material da Associação.
6. ASSUNTOS GERAIS DE INTERESSE DA ABRA-PAT
Tratamento assistencial aos associados
O Presidente da ABRA-PAT comentou que a AMEAVITA (Associação dos Membros de Equipagens da Aviação de Transporte Aéreo) presta apoio aos associados que buscam o Sistema de Saúde Aeronáutica, por meio de visita aos internados e de gestões junto aos diretores das Organizações de Saúde da Aeronáutica. Tal procedimento para ser adotado pela ABRA-PAT necessitaria de alteração do estatuto da Associação.
Espaço da Aviação de Patrulha no Museu Aeroespacial
O Presidente da ABRA-PAT realizará visita ao MUSAL para tratar do espaço reservado à Aviação de Patrulha oferecido pelo Diretor do Museu, Brigadeiro Sampaio.
Histórico do GAE e do 4º/7º GAV
O Presidente da ABRA-PAT demonstrou preocupação com estado geral do Histórico do GAE e do 4º/7º GAV mantido pela Base Aérea de Santa Cruz.
7. ASSUNTOS DIVERSOS
Passagem de comando do 1º/7º GAV e Base Aérea de Santa Cruz
O Comandante do 1º/7º GAV, Ten Cel Trope, informou que a data da passagem de comando do Esquadrão Orungan será dia 4 de janeiro de 2022 e, a da BASC, no dia 7 de janeiro.
8. ENCERRAMENTO
Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente, Carlos Eurico Peclat dos Santos, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo Presidente e pelo Secretário.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 9 de novembro de 2021
Participantes: Carlos Eurico Peclat dos Santos – Presidente; Adonil Gonçalves de Carvalho – 2° Tesoureiro; Sidney Benício.- Membro do Conselho Consultivo; Oscar Burgos Possollo – Presidente do Conselho Fiscal; e Marcos Narciso Martins – Secretário.
1. LEITURA DA ATA ANTERIOR
A Ata da reunião de 13 de outubro de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. PRESTAÇÃO DE CONTAS
O 1˚ Tesoureiro realizou a prestação de contas do mês de outubro de 2021, detalhando despesas e receitas, que foi aprovada pelo Presidente do Conselho Fiscal.
3. PRÊMIO BRIGADEIRO MAGALHÃES MOTTA 2022
A Direção decidiu suspender o Prêmio em 2022 por julgar que o mesmo não vem surtindo o resultado esperado.
Até 31 de março de 2022, a Direção estipulará novas propostas para incentivo do referido concurso.
4. CONVITE DO ANIVERSÁRIO DO 1º/7º GAV
Foi apresentado o convite para cerimônia comemorativa aos 10 anos de operação da aeronave P-3AM Orion na Força Aérea Brasileira (FAB) e ao 74º aniversário do 1º/7º Grupo de Aviação. Por ocasião deste evento, a Associação será representada por seu Presidente.
5. ASSUNTOS GERAIS DE INTERESSE DA ABRA-PAT
Situação dos prestadores de serviço à Associação
Na próxima reunião, deverá ser apresentada solução definitiva para os contratos do contador e do auxiliar administrativo.
Cerimônia de Encerramento do PESOP
Foi confirmada a data da cerimônia de encerramento do PESOP em 07 dez. 2021 pelo Cmt do 1º/5º GAV.
Nesta ocasião, o referido comandante solicitou à ABRA-PAT recursos financeiros para auxiliar nos custos do evento.
Devido às limitações enfrentados com o acesso ao dinheiro da Associação em função da demora da regularização da nova Diretoria no cartório, o Presidente solicitou ao Secretário que entrasse em contato com o Comandante do Esquadrão Rumba para explicar a situação.
Outra questão a ser averiguada com o Rumba é o número de vagas disponíveis para ABRA-PAT no avião de apoio.
Sala da Direção da ABRA-PAT
A Diretoria tomou conhecimento que o INCAER tem interesse em utilizar o espaço da sala da Direção da ABRA-PAT para outras finalidades.
Local da próxima Reunião
Em função da interdição da sala da ABRA-PAT por motivo de obras no INCAER, a Direção propôs que a próxima reunião acontecesse no Salão Brig Nero Moura, no CAER.
6. ASSUNTOS OPERACIONAIS
a) Simpósio da Aviação de Patrulha
A Direção decidiu que a ABRA-PAT deverá participar da próxima edição do Simpósio da Aviação de Patrulha.
7. ASSUNTOS DIVERSOS
Inventário da ABRA-PAT
O Secretário deverá realizar um inventário de todo material da ABRA-PAT.
Brindes 2022
Os brindes aos Associados no Ano de 2022 deverão ser confeccionados o mais cedo possível, pois, se deixar para o fim do ano, os preços dos serviços estarão mais altos em razão do aumento da demanda natalina.
8. ENCERRAMENTO
Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente, Carlos Eurico Peclat dos Santos, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar a Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo presidente e por Marcos Narciso Martins, Secretário.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 13 de outubro de 2021
Participantes: Carlos Eurico Peclat dos Santos – Presidente; Manoel Antonio Barreira – 1º Tesoureiro; Adonil Gonçalves de Carvalho – 2° Tesoureiro; Sidney Benício e Marcelo de Carvalho Trope.- Membros do Conselho Consultivo; Oscar Burgos Possollo – Presidente do Conselho Fiscal; e Marcos Narciso Martins – Secretário.
1. LEITURA DA ATA ANTERIOR
A Ata da reunião de 14 de setembro de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. PRESTAÇÃO DE CONTAS
O 1˚ Tesoureiro realizou a prestação de contas do mês de setembro de 2021, detalhando despesas e receitas, que foi aprovada pelo Presidente do Conselho Fiscal.
3. FALECIMENTO DE ASSOCIADO
A Direção tomou ciência do falecimento do associado Cel Av Refm EUDES Alves da Costa e Silva, ocorrido em 24 jul. 2021, no HFASP.
4. GESTOR DO FUNDO DA ABRA-PAT
Em atenção ao § 1° do Art. 3º do Regulamento do Fundo da ABRA-PAT, a Diretoria nomeou o Brig Barreira, 1º Tesoureiro; e o Cel Adonil , 2º Tesoureiro, como Gestor e Suplente do Fundo, respectivamente.
5. PRÓXIMAS DATAS COMEMORATIVAS
a) 8 de novembro - Aniversário do 1º/7º GAV
A ABRA-PAT vai aguardar a oficialização do convite para o aniversário do Esquadrão.
b) Programa de Especialização Operacional (PESOP)
Secretário deverá levantar junto ao INCAER a data do evento.
c) Almoço de confraternização de final de ano
Será realizado no dia 14 de dezembro, no CAER, após a reunião da Direção.
6. BRINDE DE FINAL DE ANO
Tendo em vista a proximidade do final do ano e o tempo para regularização do acesso a conta corrente da Associação, que só ocorrerá após registro da nova Diretoria no cartório, decidiu-se postergar para o próximo ano a entrega de brindes aos Associados.
7. ASSUNTOS OPERACIONAIS
a) Cursos da Aeronave Heron
Encontram-se em andamento na unidade aérea os cursos para pilotos, operadores de sensor e mantenedores da aeronave Heron com seu término previsto para o mês de novembro deste ano.
Nota: o 1º/7º GAV recebeu a atribuição de operar o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) - Heron I. Tratam-se de modernas ARP fabricadas pela Israel Aerospace Industries – IAI, denominadas na Força Aérea Brasileira como RQ-1150, e empregadas por cerca de 20 países em missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR).
8. ENCERRAMENTO
Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente, Carlos Eurico Peclat dos Santos, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo presidente e por Marcos Narciso Martins, Secretário.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 14 de setembro de 2021
Participantes: Carlos Eurico Peclat dos Santos – Presidente; Manoel Antonio Barreira – 1º Tesoureiro; Adonil Gonçalves de Carvalho – 2° Tesoureiro; Sidney Benício - Membro do Conselho Consultivo; Oscar Burgos Possollo – Membro do Conselho Fiscal; e Marcos Narciso Martins – Secretário.
1. LEITURA DA ATA ANTERIOR
A Ata da reunião de 10 de agosto de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. PRESTAÇÃO DE CONTAS
O 1º Tesoureiro apresentou a Prestação de Contas do mês de agosto, que foi aprovada por todos os presentes.
3. PATROCÍNIO DE REVISTA COMEMORATIVA DOS 10 ANOS DE OPERRAÇÃO DO P-3AM
A Direção discutiu a respeito da solicitação do patrocínio solicitado pelo Cmt do 1°/7° GAv e encaminhará um pedido de esclarecimentos a respeito da finalidade e orientação da necessidade de comprovação fiscal de serviços prestados. O Presidente da ABRA-PAT propôs o valor base de R$2.000,00 (dois mil reais).
4. ASSUNTOS GERAIS DE INTERESSE DA ABRA-PAT
O Presidente solicitou encaminhar ao Cel Av Carrocino - Relações Públicas a tarefa de enviar um informativo à PIPAR e colaboradores comunicando os membros da nova Diretoria da ABRA-PAT.
5. ENCERRAMENTO
Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente, Carlos Eurico Peclat dos Santos, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo presidente e por Marcos Narciso Martins, Secretário.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 10 de agosto de 2021
Participantes: José Euclides da Silva Gonçalves – Vice-Presidente; Manoel Antonio Barreira – 2º Tesoureiro; Sidney Benício, Carlos Eurico Peclat dos Santos - Membros do Conselho Consultivo; Oscar Burgos Possollo e Adonil Gonçalves de Carvalho – Membros do Conselho Fiscal; e Marcos Narciso Martins – Relações Públicas.
1. A Ata da reunião de 13 de julho de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. O 2º Tesoureiro apresentou a Prestação de Contas do mês de julho, que foi aprovada por todos os presentes.
3. APROVAÇÃO DO TEXTO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)
A Direção aprovou o texto do edital de convocação da AGE de 14 de setembro de 2021, que foi assinado em seguida pelo Vice-Presidente.
4. PROMOÇÃO DE OFICIAL-GENERAL
A Direção tomou conhecimento da promoção do associado Cel Av Fábio Luís Morau ao posto de Brigadeiro do Ar, em 31 de julho de 2021, passando a assumir o cargo de Chefe da Subchefia de Planejamento e Controle e da Subchefia de Administração do EMGAP.
5. ASSUNÇÃO DE CARGO DE OFICIAL-GENERAL
A Direção tomou conhecimento da assunção do cargo de Vice-Chefe do EMAER pelo Maj Brig Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, em 30 de julho de 2021.
6. APROVAÇÃO DE PROPOSTA DE CADASTRO DE ASSOCIADO
A Direção aprovou a proposta de cadastro do Coronel Intendente Marcelo Barão Corgozinho, da DIRAD, que será encaminhada à Divisão de Descontos (PP1).
7. ASSUNTOS GERAIS DE INTERESSE DA ABRA-PAT
O 2º tesoureiro informou que a ABRA-PAT continua sem dinheiro em caixa para pagamento do Prêmio Brig Magalhães Motta.
8. Não havendo mais assuntos a tratar, o Vice-Presidente, em exercício da presidência, José Euclides da Silva Gonçalves, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo Vice-Presidente e por Marcos Narciso Martins, Relações Públicas.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 13 de julho de 2021
1. A Ata da reunião de 8 de junho de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. O 2º Tesoureiro apresentou a Prestação de Contas do mês de junho, que foi aprovada por todos os presentes.
3. DISCUSSÃO SOBRE O FUTURO DA ABRA-PAT
a) A Direção da ABRA-PAT considerou vago o cargo de presidente da Associação nas condições do Inciso I do Art. 28 do Estatuto da ABRA-PAT, em virtude do afastamento do Maj Brig Ar Refm Wilmar Terroso Freitas por mais de sessenta dias consecutivos sem autorização da Diretoria. Em consequência: o Maj Brig Ar R/1 José Euclides da Silva Gonçalves assume a presidência.
b) Em função da vacância ter ocorrido antes de transcorrido 1 (um) ano da posse, o Presidente do Conselho Fiscal, Cel Int Refm Oscar Burgos Possollo, amparado pelo Inciso III do Art. 21, solicitou ao Vice-Presidente a convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com o intuito de escolher nova direção, conforme previsto na letra a do § 1º do Art. 28 do Estatuto da ABRA-PAT, que completará o mandato da atual até a segunda quinzena de abril de 2022.
4. SITUAÇÃO DO AUXILIAR ADMINISTRATIVO DA DIREÇÃO
Em função da orientação do contador da Associação para atender a legislação em vigor, a Direção terá que optar pelo pagamento ao Auxiliar da Direção como micro empreendedor individual (MEI) ou autônomo contribuinte individual, mediante formalização de novo contrato.
5. ASSUNTOS GERAIS DE INTERESSE DA ABRA-PAT
a) Renúncia de Membros da Diretoria
Apresentaram cartas de renúncia dos seus respectivos cargos os seguintes membros da diretoria:
- Lúcio Ricardo Mayer Huber, Primeiro Tesoureiro; e
- Roberto Ferreira Pitrez, Secretário.
6. ASSUNTOS OPERACIONAIS
O Ten Cel Av Trope apresentou a proposta de publicação da revista comemorativa dos dez anos de operação do P-3M Orion na FAB. Propôs ainda que nesta oportunidade a ABRA-PAT participasse como uma das patrocinadoras da publicação, o que favoreceria a divulgação dos trabalhos da Associação e, como consequência, a admissão de novos colaboradores.
7. Não havendo mais assuntos a tratar, o Vice-Presidente, em exercício da presidência, José Euclides da Silva Gonçalves, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo Vice-Presidente e por Marcos Narciso Martins, Relações Públicas.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 8 de junho de 2021
1. A Ata da reunião de 11 de maio de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. O 2º Tesoureiro apresentou a Prestação de Contas do mês de maio, que foi aprovada por todos os presentes.
3. Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta
a) Em função do afastamento temporário do presidente e do 1º Tesoureiro da ABRA-PAT, lavrado na Ata da Reunião da Direção de 20 de abril de 2021, não foi possível ainda acessar as contas da Associação, e proceder à entrega do prêmio ao trabalho vencedor. Tão logo a situação esteja regularizada, a Direção realizará a premiação.
b) A Direção decidiu também que a entrega solene do prêmio ocorrerá em cerimônia reservada no Comando de Preparo, em Brasília-DF, com a participação do Presidente Interino da ABRA-PAT.
4. 1º Seminário da Aviação de Patrulha
O Relações Públicas deverá:
a) solicitar ao Comandante do 3º/7º GAV a mídia gravada do Seminário para tentar disponibilizá-la aos Associados; e
b) redigir cartas ao COMPREP, ALA 9 e 3º/7º GAV parabenizando-os pelo evento.
5. Seminário da Aviação de Patrulha em 2022
A ABRA-PAT deverá envidar esforços no sentido de realizar uma apresentação sobre a Associação, como costumava fazer durante os eventos comemorativos do Dia da Aviação de Patrulha, antes da pandemia.
6. Associação de tripulantes das aviações IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) na ABRA-PAT
ABRA-PAT deverá buscar oportunidades juntos às UAe de Inteligência, de Vigilância e de Reconhecimento para inclusão de seus tripulantes no quadro de associados.
7. Situação do Auxiliar Administrativo da Direção
O auxiliar administrativo da Direção, Sargento Genival, foi autorizado a continuar na rotina de teletrabalho (home office) enquanto durar seu tratamento de saúde, ficando dispensado de comparecer na sede da Associação para o trabalho presencial.
8. Assuntos Diversos
a) Emblema do 1º GAE
Decidiu-se incluir na página da ABRA-PAT na Internet o emblema do 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE), posicionando-o após o do 1º/7º GAV.
b) Lançamento no mar das cinzas do Cel Av Januário Sawczuk
O Relações Públicas foi autorizado a colocar na galeria de vídeos da página da ABRA-PAT a gravação do lançamento no mar das cinzas do Cel Av Sawczuk, ex-diretor da ABRA-PAT.
c) Aniversário da ABRA-PAT – 20 de julho
Devido à crise sanitária pela qual atravessa o país, no dia 13 de julho, após a reunião mensal da Direção, apenas os participantes da reunião seguirão para o restaurante do Clube de Aeronáutica para o almoço comemorativo.
d) Falecimento do Cel Av Armin Freudenfeld
A Direção da ABRA-PAT tomou conhecimento do falecimento do associado Cel Av Refm Armin Freudenfeld, ocorrido em 28 de maio de 2021.
9. Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente interino agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, será aprovada pelos presentes e assinada pelo Presidente Interino, e por Marcos Narciso Martins, Relações Públicas.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 11 de maio de 2021
1. As Atas das reuniões de 13 e 20 de abril de 2021 foram lidas e aprovadas pelos presentes.
2. O 2º Tesoureiro apresentou a Prestação de Contas do mês de abril, que foi aprovada por todos os presentes.
Foram liquidadas três multas, no valor total de R$ 1500,00, junto à Receita Federal.
3. Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta
Após deliberações sobre o assunto, resolveu-se que o Prêmio deverá ser pago no dia 22 de maio de 2021, com o depósito direto na conta do ganhador.
4. Após esclarecimentos feitos pelo 2º Tesoureiro verificou-se a real necessidade de ser feita a troca de titularidade da conta da Associação, ficando o Presidente Interino e o 2º Tesoureiro corresponsáveis pela movimentação da conta.
5. Assuntos Diversos
a) Fique registrado nesta ATA que houve mudança de Contador da Associação devido o Sr. Elias de Queiroz Monteiro, contador até o mês de fevereiro (inclusive), ter deixado de cumprir seus deveres, em nome da ABRA-PAT, junto à Receita Federal. Por conta disto, a Associação teve que arcar com multas no valor total de R$ 1.500,00, para poder reativar o CNPJ que se encontrava bloqueado por motivos de inadimplência.
6. Não havendo mais assuntos a tratar, o Brig. Sidney Benício, Membro do Conselho Consultivo, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, será aprovada pelos presentes e assinada pelo Brig. Roberto Ferreira Pitrez, Presidente Interino, e por Sidney Benício, Membro do Conselho Consultivo.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 20 de abril de 2021
1. Wilmar Terroso Freitas – Presidente da Associação, encontra-se hospitalizado, não podendo exercer de fato e de direito os encargos da Presidência, sem que se possa ter uma previsão de data para que possa reassumir suas funções.
2. José Euclides da Silva Gonçalves – Vice-presidente, encontra-se impedido de substituir o Presidente hospitalizado, por ter que prestar assistência à familiar acamado.
3. Lúcio Ricardo Mayer Huber – Primeiro Tesoureiro, encontra-se impedido de exercer plenamente suas funções por motivo de saúde.
4. Em consequência do que foi relatado nos três itens anteriores e baseado no Estatuto da Associação, face à necessidade de dar prosseguimento às atividades administrativas desta Associação e principalmente atender às necessidades de movimentação financeira da mesma, decidiram os membros da Direção da ABRAPAT presentes, listados no início desta ata, deliberar por designar o Secretário da Associação, ROBERTO FERREIRA PITREZ para exercer interinamente os encargos da Presidência e o Segundo Tesoureiro, MANOEL ANTONIO BARREIRA para assumir as atividades de responsabilidade do Primeiro Tesoureiro.
5. Foi dada ciência ao Vice-Presidente, por meio telefônico, de todas as deliberações e decisões tomadas nesta reunião, tendo o mesmo dado sua concordância e aval a tudo que foi decidido.
6. Não havendo mais nada a ser tratado foi encerrada a reunião, mandando-se lavrar a Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada por todos os presentes.
a. Roberto Ferreira Pitrez – Secretário,
b. Sidney Benício – Membro do Conselho Consultivo,
c. Manoel Antonio Barreira – 2º Tesoureiro,
d. Oscar Burgos Possollo – Membro do Conselho Fiscal e
e. Marcos Narciso Martins – Relações Públicas.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 13 de abril de 2021
1. A Ata da reunião de 9 de março de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. Prestação de Contas (entradas e saídas) não foi apresentada nesta reunião devido mudança de contador e problemas de saúde do Presidente, o que impossibilitou o pagamento das contas do mês.
3. Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta
a. O trabalho “VELHO CORVO” atingiu o grau necessário para ser premiado;
b. O Secretário deverá informar ao autor do trabalho que ele receberá o prêmio em data a ser estipulada (motivado pela pandemia e estado de saúde do Presidente); e
c. Será decidido a "posteriori", a manutenção do Prêmio Magalhães Motta para o ano de 2022.
4. Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT
a. O Brig Pitrez fará contato com o Sr. Elias (antigo contador), a fim de verificar se há documentos da Associação em sua posse e se existe alguma pendência.
b. O Brig Barreira fará contato com o Sr. Arthur para verificar se a parte legal para trabalhar para a ABRAPAT está conforme.
c. O Brig Pitrez deverá verificar quem assina ATA na ausência do Presidente e Vice-Presidente da Associação.
5. Não havendo mais assuntos a tratar, o Brig. Sidney Benício, Membro do Conselho Consultivo, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, será aprovada pelos presentes e assinada pelo Secretário, e por Sidney Benício, Membro do Conselho Consultivo.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 9 de março de 2021
1. A Ata da reunião de 9 de fevereiro de 2021 foi lida e aprovada pelos presentes.
2. O Membro do Conselho Fiscal presente na reunião comentou e aprovou o demonstrativo, aguardando a assinatura do Presidente do Conselho Fiscal.
3. Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT
a. O Presidente esclareceu a Diretoria da inadimplência da Associação junto à Receita Federal que levou ao bloqueio do CNPJ da ABRAPAT e consequente suspenção dos repasses dos Associados por meio da SDPP.
b. A fim de regularizar a situação, a ABRAPAT contratou os serviços de outro contador (Sr. Artur) e terá que pagar obrigações em atraso e multa à Receita Federal.
c. Em face deste contratempo, a Diretoria decidiu pela substituição do atual contador, o Sr. Elias, tão logo este termine a declaração de 2020, e entregue a (s) prestação (ões) da ABRAPAT, caso porventura tenha alguma em seu poder.
d. 2 - A Diretoria escolheu a comissão avaliadora do Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta 2021, que será composta pelo Brigadeiro Benício, Brig. Pitrez e Cel. Marcos Martins.
e. A ABRAPAT aguardará a chegada dos trabalhos enviados pelos Correios até 19 de março de 2021. Caso não cheguem, tentará junto aos participantes o envio dos mesmos por e-mail.
4. Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, será aprovada pelos presentes e assinada pelo Presidente e pelo Relações Públicas.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 9 de fevereiro de 2021
1- A Ata da reunião de 10 de dezembro de 2020 foi lida e aprovada pelos presentes.
2- Não houve reunião em janeiro devido a indisponibilidade de alguns membros da diretoria por motivo de restrições decorrentes da situação sanitária; e também pela falta de assuntos para a pauta
3- Na ausência do Tesoureiro, o Presidente fez a prestação de contas do mês de dezembro/2020 e janeiro/2021.
4- As Prestações de Contas dos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 foram suspensas em razão de pedido de vistas pelo Presidente do Conselho Fiscal.
5- Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT
a. O Presidente da Associação comunicou que o Brigadeiro do Ar Roberto Montechiari renunciou como suplente do Conselho Fiscal.
b. A Diretoria decidiu que, no dia 9 de março de 2021, data limite da entrega dos trabalhos que concorrerão ao Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta, constituirá Comissão para avaliar os referidos trabalhos.
c. O registro da Ata da eleição da atual Diretoria, ocorrida em 13 de outubro de 2020, foi entregue pelo contador da Associação registrada em cartório.
d. A Diretoria tomou conhecimento do óbito do associado Cel Av Antônio Carlos de Freitas Pedrosa, ocorrido em 24 de janeiro de 2021.
e. Será realizada uma pesquisa nos arquivos da ABRA-PAT para identificar o número de entrada de cada associado.
f. O presidente comprometeu-se a entrar em contato com os Comandantes dos Esquadrões de Patrulha para incentivá-los a encaminhar artigos de eventos e fatos marcantes das unidades para publicação no site da ABRA-PAT.
g. O Presidente informou que tentará usar o CAN para enviar aos associados que residem distantes da cidade do Rio Janeiro um exemplar do Esquadrão Netuno.
6. Assuntos Operacionais
a. O Comandante do Esquadrão Orungan informou que o Ageum de Olimpus será comemorado internamente devido às restrições da Pandemia.
7. Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos, especialmente pelo encerramento da gestão que finda, e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, será aprovada pelos presentes e assinada pelo Presidente e pelo Relações Públicas.
Resumo da Ata da Reunião da Direção de 10 de novembro de 2020
1 - A Ata da reunião anterior, de 13 de outubro de 2020, foi lida e aprovada pelos presentes.
2 - Na ausência do Tesoureiro, o Presidente fez a prestação de contas do mês de outubro no seguinte resumo: a) Saldo da Conta corrente em 31 de outubro - R$ 5.178,42; b) Saldo do Fundo de aplicação em 31 de outubro: 78.383,92; d) Sócios contribuintes: 181; e) Receitas do mês: 3.851,00; f) Despesas mensais: 2.422,66; f) Despesas em outubro: 2.985,53; g) Saldo mensal: 865,47. Todos os presentes aprovaram a prestação de contas de outubro sem ressalvas.
3 - Sobre o Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta, após deliberações sobre o assunto, os presentes decidiram por unanimidade que o valor do prêmio em 2021 para o trabalho vencedor será de R$ 3.000,00 (Três mil reais). Ficou, também, estabelecido que a divulgação das orientações para o Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta 2021 deverá ser feita até o dia 30 de novembro de 2020. O RP deverá providenciar a colocação das instruções no site da Associação dentro deste prazo. Por fim, fica estabelecido que os trabalhos participantes deverão dar entrada na ABRAPAT até 09 de março de 2021.
4 - O Presidente propôs o ingresso ao quadro de associados do Sr. Alberto Gomes Filho, um ex-militar que pesquisa e confecciona trajes militares históricos, tendo participação em formaturas e solenidades comemorativas. O Presidente informou que o senhor Alberto é admirador da Aeronáutica e possui grande apreço pela Aviação de Patrulha. Após deliberações o nome do Sr. Alberto foi aprovado por todos os presentes.
5 - Em Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT, ficou aprovada pela Direção a doação de R$ 1.600,00 (Hum mil e seiscentos reais) para o 2º/7º GAV, o Phoenix em Canoas, com a finalidade de confeccionar um quadro histórico para o Esquadrão.
6 - Sobre o Almoço de Final de Ano da ABRAPAT, o mesmo ocorrerá no Clube da Aeronáutica no dia 08 de dezembro de 2020. O almoço será por adesão para os membros da Diretoria e as despesas dos convidados será arcada pela Associação. O Relações Públicas deverá reservar o espaço para o evento no CAER. Em decisão posterior, devido a viagem do Presidente e do Secretário a Natal, a reunião mensal de dezembro e o almoço comemorativo de fim de ano, foram alterados para o dia 10 de dezembro.
7 - Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar a Ata que foi aprovada pelos presentes e assinada pelo Presidente e o Secretário.
Resumo da Ata de Reunião da Direção de 13 de outubro de 2020
1 - Esta reunião mensal foi a última desta Direção, tendo em vista que, a seguir, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova Direção.
2 - Iniciando a sessão, foi lida a Ata da reunião de 8 de setembro de 2020 que foi aprovada pelos presentes.
3 - Na ausência do Tesoureiro, o Presidente fez a prestação de contas do mês de setembro de 2020, com o saldo do mês anterior, os créditos e os pagamentos do mês e saldo da aplicação em Poupança. A Diretoria demonstrou preocupação com o saldo decrescente do Fundo. O Presidente informou que, em conversa com a gerente da nossa conta no Santander, ela disse que a nossa aplicação no fundo é a mais indicada para o menor risco nesta época com indefinições na economia. O Presidente lembrou que os pagamentos do livro Netuno saíram do Fundo, conforme previsto, o que diminuiu o saldo. Após os esclarecimentos, a Prestação de Contas do mês de setembro de 2020, foi aprovada pelo Presidente do Conselho fiscal.
4 - A Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista para o mesmo dia e local desta reunião, ocorreu paralelamente e posterior com esta reunião da Diretoria.
5 - Neste ano, houve somente um candidato para o Prêmio Magalhães Motta e foi questionado, em reunião anterior, se isso seria admitido ou se deveria haver, neste caso, um mínimo de pontos maior do que o de 8,5 que é o previsto atualmente na norma. Após tratar do assunto, decidiu-se que deve ser mantido o mínimo de média em 8,5 nos critérios de Assunto e Redação, independentemente de haver um ou mais concorrentes. Na oportunidade, o Presidente abordou um outro aspecto que é a possibilidade de um artigo ser apresentado uma segunda vez para tentar conquistar o Prêmio. Como isto não está regulado, decidiu-se inserir na Norma Específica, no Artigo 4º, o seguinte item:
§ 3º - Não serão aceitos trabalhos que já tenham sido apresentados para este Prêmio.
6 - Sobre as próximas Datas Comemorativas, foram deliberadas as seguintes ações:
a - Quanto ao Aniversário do 1º/7º GAV, o Ten Cel Trope, presente à reunião, informou que haverá somente um evento interno no dia 06 de novembro, sexta-feira. O Relações públicas fará nota no site.
b - Para o Concílio do Phoenix, no 2º/7º GAV, em novembro ou dezembro, o Relações Públicas deverá fazer o mesmo procedimento que será feito para o Orungan.
c - Para o Encerramento do PESOP, em dezembro, em Natal, o Brig Pitrez consultará os nomes dos novos patrulheiros e o primeiro colocado para confeccionar a placa, diploma e livros. O Relações Públicas colocará Nota no site e as placas serão enviadas ao Comandante da ALA 10.
d - Decidiu-se que o Almoço de Confraternização anual da ABRA-PAT ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2020, nas dependências do CAER. O Relações Públicas fará a reserva e fará divulgação por e-mail e WhatsApp para a Direção.
7 - Em Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT, o Presidente informou que o livro sobre a história do Esquadrão Netuno já foi distribuído em Belém aos integrantes do 3º/7º GAV e autoridades locais; em Brasília, aos membros do Alto-Comando; e a alguns oficias-generais no Rio de Janeiro.
8 - Em Assuntos Operacionais, decidiu-se: O Ten Cel Av Trope, Comandante do 1º/7º GAV, foi convidado e realizará, no dia 10 de novembro de 2020, uma palestra aos associados da ABRA-PAT, às 11h, com o intuito de falar sobre a situação operacional do Esquadrão Orungan.
9- Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos, especialmente pelo encerramento da gestão que finda, e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, será aprovada pelos presentes e assinada pelo Presidente e o Secretário.
Resumo da Ata de Reunião de 08 de setembro de 2020
1 - Às 10:30 h no dia 08 de setembro de 2020, iniciou-se a Reunião da Direção da ABRA-PAT no auditório do INCAER com as seguintes presenças: Wilmar Terroso Freitas - Presidente; Roberto Ferreira Pitrez - Vice-presidente; Sidney Benício e Manoel Antônio Barreira – Membros do Conselho Consultivo; e Oscar Burgos Possollo, Membro do Conselho fiscal.
2 - A ata da reunião de 11 de agosto foi lida, corrigida e aprovada pelos presentes.
3 - Na ausência do Tesoureiro, o Presidente fez a apresentação das demonstrações financeiras e a prestação de contas do mês de agosto, as quais receberam a aprovação do Presidente do Conselho Fiscal.
4 - Sobre a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, foram tratados os seguintes pontos:
a - Foi aprovada a data do dia 13 de outubro de 2020, terça-feira, para a eleição da Diretoria e Conselhos da ABRA-PAT, em seguimento à reunião mensal.
b - A mensagem convocatória foi discutida e aprovada para a divulgação no site da Associação. Foram discutidos e acertados os cargos para a chapa que disputará as eleições.
c - O Presidente fará a mensagem aos Associados por e-mail incluindo a chapa que disputará as eleições.
5 - Em assuntos gerais de interesse da ABRA-PAT, foram abordados os seguintes temas:
a - Livro da Patrulha. O Presidente comunicou que o Maj Brig Sanchez declinou de escrever o livro da Aviação de Patrulha, tendo em vista o seu distanciamento das fontes de consulta para pesquisa e salientou que o adequado fosse ser um escritor já experiente nesse tipo de trabalho. Após tratar do assunto, decidiu-se dar um tempo para definir melhor a ideia.
b - História da ABRA-PAT A respeito da história da ABRA-PAT, o Brig Pitrez confirmou que o INCAER poderá produzir um Opúsculo com esse tema, logo que se normalizar o trabalho do Instituto.
6 - Livro do Esquadrão Netuno
Tendo em vista que não haverá solenidade no aniversário do Esquadrão Netuno em Belém, ficou estabelecido que o Brig Pitrez coordenará o transporte aéreo do livro com os interessados:
a - Serão enviados exemplares dedicados aos membros do Alto Comando e CECOMSAER.
b - Serão enviados 50 exemplares para Belém, distribuídos aos oficiais e autoridades da área. Isso poderá ser via Natal, tendo em vista que o Esquadrão lá estará para instrução até o início de outubro.
c - Serão enviados exemplares ao Esquadrão Orungan na BASC, para aos Associados e autoridades.
d - Serão enviados exemplares ao Esquadrão Phoenix em Canoas, para os Associados e autoridades.
7 - Uma emenda ao texto das instruções sobre o Prêmio Magalhães Motta foi discutida e será apresentada na próxima reunião.
8 - O Presidente apresentou o Brig Ar R1 Maurício Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL, para entrar como Associado, o qual foi plenamente aprovado por todos.
9 - Em assuntos operacionais, ficou acertado que o Ten Cel Av Trope, Comandante do Orungan, será convidado para uma palestra na reunião do mês de novembro, para os membros da ABRA-PAT.
10 - Tendo em vista o esgotamento do tempo de reunião, o Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.
Wilmar Terroso Freitas - Presidente
Roberto Ferreira Pitrez - Vice-Presidente
Resumo da Ata de Reunião de 11 de agosto de 2020
1 - A reunião foi feita pelo aplicativo Zoom e houve um atraso no início pois alguns componentes não conseguiam acesso.
2 - Foi feita a leitura da Ata da Reunião anterior, de 14 de julho de 2020 que foi corrigida e aprovada pelos presentes.
3 - A seguir, o Tesoureiro fez a prestação de contas do mês de julho para aprovação e assinatura do Conselho Fiscal.
4 - O Brig Benício perguntou sobre o aumento da mensalidade e o Sargento Genival informou que já está implantado na SDPP. No procedimento previsto para a modificação, aproveitamos para atualizar o cadastro da ABRA-PAT naquele órgão.
5 - A Diretoria questionou o valor que é pago ao contador mensalmente. Após discutido o assunto, decidiu-se que o Brig Barreira fará contato com o Sr. Elias para verificar a possibilidade de diminuir o valor.
6 - Sobre o livro do Esquadrão Netuno, o Presidente informou que os 500 exemplares estão prontos e guardados na sede da ABRA-PAT. Após debatido o assunto, decidiu-se o seguinte:
a - Ao início de setembro, será enviada uma quantidade de livros para os Comandantes e oficiais da Ala 9 (Belém) por aeronave do CAN. O Brig Pitrez fará essa coordenação.
b - Caso haja evento externo normal no aniversário do Esquadrão, e com aeronave saindo do Rio, um representante da ABRA-PAT irá à solenidade em Belém e fará o lançamento e entrega do livro.
c - Caso não haja possibilidade de presença da ABRA-PAT, o livro será lançado pelo mais antigo em Belém.
7 - Emenda ao Prêmio Magalhães Motta.
Ficou definido que será mantido o concurso, mesmo que haja somente um candidato, valendo para a premiação o que realmente vale hoje que é a qualidade do trabalho que é sempre avaliado pela comissão encarregada. O Presidente ofereceu-se para fazer a proposta de emenda na documentação.
8 - Livros sobre a história da ABRA-PAT e da Aviação de Patrulha. Quanto ao livro sobre a história da ABRA-PAT, foi informado pelo Brig Pitrez, que poderá ser um opúsculo feito pelo INCAER quando houver melhores condições de trabalho e com o efetivo normal.
Quanto ao livro sobre a História da Aviação de Patrulha, decidiu-se escolher um escritor para esse trabalho. Sobre a qualidade e o formato do livro, isso será definido mais tarde.
9 - O Presidente apresentou a ficha de inscrição do 1º Tenente Médico do Exército Gustavo de Campos Rocha (GUSTAVO ROCHA), o qual solicitou a sua inscrição formal e assinada para Membro da ABRA-PAT. Falando com o mesmo por telefone, ele informou ao Presidente ser filho de um Ex-Aviador-Naval da Marinha do Brasil e que sempre admirou a Aviação. Tendo conhecimento da ABRA-PAT, sentiu interesse em participar do trabalho e conhecer os livros que temos. Tendo em vista que não há restrição no nosso Estatuto para militares de outras Forças, a sua proposta foi aceita por unanimidade dos presentes. O Sargento Genival fará os trâmites para receber o pagamento.
10 - Atualização sobre o Esquadrão Orungan.
O Presidente relatou informações sobre o 1º/7º GAV, conforme conversa com o seu Comandante. Segundo ele, o Esquadrão assumiu dois Vant Heron, da IAI, empresa israelense, e as equipagens iniciaram o treinamento que foi interrompido pelas restrições da COVID-19. O Heron tem 36 horas de autonomia e pesa 1.100 kg, podendo retornar e pousar autonomamente. Os tripulantes e operadores que operam o Vant estão compondo uma Esquadrilha do 1º/7º a qual é um núcleo de inteligência, vigilância e reconhecimento.
11. O Ten Cel Trope informou, também, que está disponível para dar uma palestra sobre o Esquadrão quando solicitado, podendo em ser auditório ou em grupo pequeno.
12. Em assuntos gerais de interesse da ABRA-PAT, definiu-se que a próxima reunião será presencial no INCAER.
Resumo da Ata de Reunião de 14 de julho de 2020
1 - Às 10:00 do dia 14 de julho de 2020, iniciou-se a Reunião da Direção com as seguintes presenças em vídeo conferência no aplicativo Zoom: Wilmar Terroso Freitas - Presidente; Roberto Ferreira Pitrez - Vice-presidente; Lúcio Ricardo Mayer Huber - 1º Tesoureiro; José Euclides da Silva Gonçalves, Paulo Coutinho de Assis, Sidney Benício e Manoel Antônio Barreira - Membros do Conselho Consultivo; Oscar Burgos Possollo, Membro do Conselho Fiscal; e Roberto Montechiari, Suplente do Conselho Fiscal.
2 - A Ata da reunião de 09 de junho de 2020 foi lida e aprovada pelos presentes.
3 - Houve comentários sobre o valor do fundo e a sua utilização. O Presidente explicou que o mesmo só é utilizado quando está previsto, como o prêmio Magalhães Motta e a edição de livros, e que há o rendimento mensal da aplicação que, de janeiro a junho, somou R$ 900,67.
4 - O assunto financeiro evoluiu para uma reavaliação da contribuição mensal dos Associados, chegando-se ao consenso de que deverá ser reajustada de R$ 18,00 para R$ 22,00. O Tesoureiro e o Auxiliar farão os ajustes previstos com a PIPAR e o Presidente fará uma carta aos Associados sobre o fato.
5 - Sobre o Prêmio Magalhães Motta, foram feitas as seguintes considerações:
a - Neste ano, foi recebido somente um trabalho feito pelo Cap Av Renan Miranda Richter, Cardeal 263, Aspirante de 2008, atualmente servindo no COMPREP e Associado da ABRA-PAT. O trabalho intitula-se Capacidade de Sobrevivência em Combate da Aeronave P-3AM, Baseada em sua Análise de RCS para Frequências de RF.
b - A média dos graus dos três avaliadores foi 9,38, e houve comentários sobre o assunto, atestando a sua aplicabilidade para a operacionalidade da aeronave P-3AM. Embora tenha havido somente um concorrente, os graus elevados que recebeu dos três avaliadores qualificaram o trabalho para aplicação prática e, em consequência, o prêmio.
c - Após discussões, decidiu-se adicionar um item na Norma Específica do Prêmio Magalhães Motta, aprovada em 26 de abril de 2016, normatizando a situação quando houver só um concorrente ao Prêmio.
6 - Sobre a Assembleia Geral Ordinária, o Presidente consultou os membros da reunião se poderíamos fazer um cronograma de eventos e marcar a AGO, na perspectiva de que pudéssemos realizá-la mesmo durante as restrições atuais ou futuras. Após deliberações, e com o parecer do Conselheiro Possollo, firmou-se a tese de que as condições que impediram a AGO ainda persistem, e foi unanimidade manter a situação atual.
7 - Em Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT, o Presidente abordou o seguinte tema:
Uma proposta do Maj Brig Sanchez, Associado da ABRA-PAT, para a criação de uma Congregação de Associações de Pilotos da Força Aérea Brasileira, (COPAFAB) que foi anteriormente remetida aos membros da Direção, foi tratada e comentada em seus aspectos principais pelo Presidente. Após os comentários e reflexões, ficou definido que a ABRA-PAT não participaria dessa Congregação, tendo em vista que a sua concepção envolve somente oficiais e a nossa Associação prevê graduados e civis. Além disso, o estatuto da ABRA-PAT não permite envolver a Associação em outra organização. O Presidente fará contacto com o MB Sanchez para a comunicação.
8 - Um Opúsculo sobre a História da ABRA-PAT e um livro sobre a história da Aviação de Patrulha, foram abordados e o Brig Pitrez informou que o INCAER está editando alguns opúsculos e há dificuldades devido ao regime de trabalho reduzido por causa da pandemia, mas não foi possível discutir melhor o tema.
9 - E nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a reunião, marcando a próxima para o dia 11 de agosto às 10 horas no mesmo sistema.
Wilmar Terroso Freitas - Presidente
Roberto Ferreira Pitrez - Vice-Presidente
Resumo da Ata de Reunião de 09 de junho de 2020
1 - Presenças em vídeo conferência no aplicativo Zoom às 10:00h : Wilmar Terroso Freitas - Presidente; Roberto Ferreira Pitrez – Vice-presidente; Marcos Narciso Martins - Secretário/Relações Públicas; José Euclides da Silva Gonçalves, Sidney Benício e Manoel Antônio Barreira – Membros do Conselho Consultivo; Oscar Burgos Posollo, Membro do Conselho fiscal; e Roberto Montechiari – Suplente do Conselho Fiscal.
2 - Foram aprovadas as prestações de contas de fevereiro, março, abril e maio de 2020.
3 - Em função dos transtornos ocasionados pelo surto do Coronavirus, não será realizado o tradicional almoço comemorativo aos 21 anos da ABRA-PAT. O Relações Públicas deverá preparar uma mensagem aos sócios por ocasião da insigne data.
4 - Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta O Brigadeiro Pitrez ficou encarregado de levantar junto ao CAER e ao INCAER a chegada de trabalhos relativos ao Prêmio Brigadeiro Magalhães Mota, cujo prazo de entrega é até o dia 17 JUN 2020.
5 - Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2020 A Diretoria ratificou a necessidade de aguardar o fim do surto do Coronavirus para realizar a AGO para escolha da nova Diretoria, que assumirá suas funções logo após a AGO.
6 - Livro Netuno Já foram pagos à editora, aos escritores e ao ilustrador 50% dos valores devidos pela produção do livro histórico do Esquadrão Netuno. Apenas a POUPEX contribuiu com o patrocínio. A data tentativa para lançamento do livro será no aniversário do Esquadrão em 26 de setembro de 2020.
7 - Livro Histórico da Aviação de Patrulha A ABRA-PAT realizará gestões junto ao INCAER para produção de um opúsculo sobre a História da ABRA-PAT e um livro sobre a História da Aviação de Patrulha. Em ambas as obras, a ABRA-PAT ficará responsável pela redação dos textos e fornecimento das ilustrações.
8 - Em Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT, Presidente colocou à disposição da Diretoria uma relação de associados por antiguidade atualizada por ele.
9 - Assuntos Operacionais O Vice-presidente discorreu sobre algumas mudanças na estrutura do COMAER, como por exemplo, o ressurgimento dos Comandos Regionais, a desativação de alguns Grupamentos de Apoio e ativação de algumas Bases Aéreas.
10 - Em Assuntos Diversos, ficou determinado que as reuniões da diretoria continuarão a ocorrer por videoconferência às 10h, na 2ª terça-feira de cada mês, enquanto durar as restrições devido à pandemia.
11 - Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada por unanimidade pelos presentes e assinada pelo Presidente e por mim, Secretário.
MB Refm Wilmar Terroso Freitas - Presidente
Cel Av R1 Marcos Narciso Martins - Secretário
Resumo da Ata de Reunião de 17 de março de 2020
1 - A prestação de contas do mês de fevereiro não foi feita por motivo de força maior, devendo ser feita na próxima reunião.
2 - O presidente informou que transferiu R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais) do fundo para a conta corrente, a fim de viabilizar o pagamento de 50% do livro histórico do Esquadrão Netuno.
3 - A diretoria tomou conhecimento do convite dos Comandantes da Ala 12 Santa Cruz e do 1º/7º GAV aos Olimpus e Orixás por ocasião do 33º Ageum de Olimpus, marcado para o dia 3 de abril de 2020 (sexta-feira) às 9h em Santa Cruz.
4 - Com a finalidade de ajudar nos custos das festividades relacionadas à Aviação de Patrulha, deverá ser feito um levantamento do número de contribuintes, por Esquadrão, a fim de correlacionar o valor da ajuda para as unidades aéreas ao número de associados.
5 - A diretoria indicou para banca examinadora do Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta os seguintes oficiais: Manoel Antônio Barreira, Roberto Ferreira Pitrez e Marcos Narciso Martins.
6 - A diretoria aprovou, por unanimidade, o adiamento do prazo de entrega dos trabalhos que concorrerão ao prêmio Brigadeiro Magalhães Motta de 17 MAR para 17 JUN 2020, em função das restrições de mobilidade causadas pelo novo corona vírus. As datas de publicação do trabalho vencedor e de entrega do prêmio serão divulgadas oportunamente.
7 – Quanto à Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista em abril, em função da proibição de aglomerações, visando a reduzir a transmissão do COVID-19, a diretoria, por unanimidade, após ouvir parecer dos conselhos consultivo e fiscal, autorizou que o presidente da ABRAPAT lavrasse ato discricionário, suspendendo por tempo indeterminado a realização da AGO. A diretoria também deliberou que, tanto o parecer como o ato discricionário, deverão ser amplamente divulgados aos associados, informando que, tão logo as autoridades governamentais cessem as medidas em vigor, os ritos regimentais para escolha da nova diretoria serão retomados.
8 - Em Assuntos Gerais de Interesse da ABRA-PAT, foi sugerido pela diretoria que, após a publicação do livro histórico do Esquadrão Netuno, a ABRA-PAT deveria trabalhar na edição de livro sobre sua história.
MB Refm Wilmar Terroso Freitas - Presidente
Cel Av R1 Marcos Narciso Martins - Secretário
Resumo
1 - A Ata da reunião de 14 de janeiro de 2020 foi lida e aprovada pelos presentes.
2 - A demonstração financeira relativa ao mês de janeiro de 2020 foi aprovada pelos presentes.
3 - Na cerimônia do dia da Aviação de Patrulha na Ala 9 (Belém-PA), a diretoria ficará responsável por uma apresentação sobre a ABRA-PAT, lançar o livro histórico do Esquadrão Netuno e fazer a entrega do Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta.
4 - Aproveitando a cerimônia do dia da Aviação de Patrulha, prevista para Belém, a diretoria decidiu antecipar para maio o lançamento do livro com a história do Esquadrão Netuno, prevista inicialmente para setembro de 2020.
5 - A Diretoria aprovou, por unanimidade, a proposta de orçamento da Adler Editora para impressão de 500 exemplares.
6 - A Diretoria aprovou por unanimidade as instruções para o Prêmio Magalhães Motta/2020, que serão encaminhadas aos associados e colocada na página da Associação na internet.
7 - Em assuntos gerais, o presidente informou que convidará associados na área do rio de Janeiro para completar alguma saída da equipe atual.
8 - Após tratados alguns assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
1 - A ata da reunião de 26 de novembro de 2019 foi lida e aprovada pelos presentes.
2 - As demonstrações financeiras dos meses de novembro e dezembro foram apresentadas e aprovadas pelos presentes.
3 - As prestações de contas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro foram aprovadas. O saldo do Fundo 2 foi transferido para a Conta Corrente, onde será mantido para custear as despesas com a AGO de abril de 2020. Assim, ficará somente o Fundo 1.
4 - Após tratados alguns assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
1 - A ata da Reunião de 5 de novembro de 2019 foi lida pelo Secretário e aprovada pelos presentes.
2 - A prestação de contas de outubro de 2019 foi apresentada aos presentes e não foi aprovada pela ausência do Tesoureiro e representante do Conselho fiscal, ficando para ser aprovada na próxima reunião.
3 - Foi divulgada a programação de Encerramento do Curso de Especialização Operacional em Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR) em 4 de dezembro de 2019 na Ala 10 em Natal (RN).
Haverá transporte no dia 03 de dezembro e o Brig Pitrez, vice-Presidente, coordenará a relação dos patrulheiros que irão ao evento e a embalagem dos livros que serão distribuídos pela ABRA-PAT.
4 - Foi divulgada a passagem do Cargo de Diretor do ICA do Cel Av Ricardo Miranda, nosso Associado, ao Cel Eng Santoro.
5 - Foi divulgada a passagem de cargo do comandante do 1º/7º GAV, o Orungan, do Ten Cel Erivando Pereira Souza para o Ten Cel Av Marcelo de Carvalho Trope, no dia 16 de dezembro de 2019.
6 - Em assuntos operacionais, foi comentado o desempenho das aeronaves P-3 no Esquadrão Orungan, que tem conseguido cumprir as missões que lhe são atribuídas.
7 - Após tratados alguns assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
1 - Foi lida e aprovada a ata da reunião de 24 de setembro de 2019.
2- A prestação de contas de setembro de 2019 foi apresentada e examinada pelos presentes, mas não foi aprovada pela ausência do Tesoureiro e de membro do Conselho Fiscal.
3 - Para a atualização do banco de dados, o Secretário ficou incumbido de encaminhar cartas aos Associados cujos endereços eletrônicos estejam desatualizados ou não informados.
4 - Em Assuntos Operacionais, o Maj Brig Euclides apresentou um histórico da aquisição e modernização dos P-3AM Orion, os quais equipam o Esquadrão Orungan, na Ala 12 em Santa Cruz.
5 - Após tratados alguns assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
1 - Foi lida e aprovada a ata da reunião de 27 de agosto de 2019.
2 - Foram feitas e aprovadas as prestações de contas de julho e agosto de 2019.
3 - Foi aprovado doar duas caixas (42 exemplares) do livro Esquadrão Orungan ao Comandante do 1º/7º GAV para distribuição no dia do aniversário, em 8 de novembro de 2019.
4 - Após tratados outros assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
1 - Foi lida e aprovada a ata da reunião de 23 de julho de 2019.
2 - Foi lida a demonstração financeira feita pelo Tesoureiro, relativa ao mês de julho de 2019, a qual não foi aprovada por falta de membro do Conselho Fiscal. O Tesoureiro comentou sobre um decréscimo do número de Associados, desde o ano passado, quando saíram 73 e ingressaram 20.
3 - O Oficial de Relações Públicas informou os Patrulheiros que foram designados para cargos de Comando:
- Cel Av Luiz dos Santos Alves - Pró-Reitor de Administração do ITA.
- Cel Av Ricardo da Silva Miranda - Chefe da ASOCEA
- Ten Cel Av Daniel Lames de Araújo – Comandante do 1º/12º GAV e
- Ten Cel Av Marcelo de Carvalho Trope – Comandante do 1º/7º GAV
- O Oficial de Relações Públicas verificará as posses para uma mensagem de congratulações da ABRA-PAT.
4 - A Direção recebeu a informação de que o Associado Cel Av Hélcio Jasiocha Soares será excluído por início de missão no exterior.
5- Decidiu-se que não haverá representante no aniversário do 3º/7º GAV em Belém (PA), devido ao alto custo e sem disponibilidade de recurso financeiro para tal.
6 - Com respeito ao livro do 3º/7º GAV, decidiu-se que os dois escritores poderão ir a Belém com recursos da ABRA-PAT, caso seja necessário coletar dados “in loco” para concluir o trabalho.
7- Em assuntos operacionais, o Presidente comentou a palestra do Comandante do COMPREP sobre o Curso de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) que substitui o Curso de Patrulha no 1º/5º em Natal. Embora tenha esse nome, os pilotos fazem curso nas aeronaves P-95 como 2PP e seguem para Canoas ou Belém. Depois, podem seguir para o 1º/7º GAV ou Unidades de Reconhecimento ou Vigilância.
8 - Após tratados alguns assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
1 - Foi lida e aprovada ata da reunião de 25 de junho de 2019.
2 - Foi feita e aprovada a demonstração financeira apresentada pelo Tesoureiro, relativa ao mês de junho de 2019. Foi realizado o pagamento de R$ 680,00 referente a metade do valor da mesa de reuniões que é compartilhada com ABRA-PAT e ABRAPC.
3 - A Diretoria aprovou a permanência do escritório da ABRA-PAT no Clube de Aeronáutica, tendo em vista que o aluguel da sala inclui linha telefônica e internet de boa velocidade.
4 - Sobre o livro do Esquadrão Netuno, o escritor Mauro Lins de Barros informou que abordará a história da Patrulha na Amazônia, especialmente em Belém (PA).
5 - Após tratados alguns assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
1 - Foi lida e aprovada a ata da reunião anterior de 28 de maio de 2019.
2- Foi feita e aprovada a demonstração financeira apresentada pelo Tesoureiro, relativa a 31 de maio de 2019. A quantia referente ao Prêmio Magalhães Motta (R$ 3.500,00) ainda não foi descontada e está somada ao saldo mensal.
3 - Decidiu-se que será realizado um almoço de confraternização pelos vinte anos da ABRA-PAT no restaurante do Clube de Aeronáutica no Centro. Todos os Associados receberão convite por e-mail e as autoridades serão convidadas pelo Presidente em cartão ou comunicação pessoal.
4 - Foi recebido o texto do Sr. Mauro Lins de Barros para o livro do Netuno e estamos aguardando o texto do também autor Cel Av Camazano.
5 - Após tratados alguns assuntos diversos, o Presidente encerrou a reunião.
Resumo
I - Presenças
Wilmar Terroso Freitas - Presidente; Roberto Ferreira Pitrez - Vice-Presidente; Marcos Narciso Martins - Secretário/Relações Públicas; Paulo Coutinho de Assis, Sidney Benício e Manoel Antônio Barreira - Membros do Conselho Consultivo; e Oscar Burgos Possollo - Membro do Conselho Fiscal.
II - Leitura da Ata da Reunião de 30 de abril de 2019
A Ata da reunião de 30 de abril de 2019 foi lida e aprovada pelos presentes.
III - A demonstração financeira feita pelo Tesoureiro, relativa a 30 de abril de 2019, mostrou os seguintes valores (em R$ (Reais):
Saldo em C/C: | 619,39 |
Saldo no Fundo 1: | 110.084,30 |
Saldo no Fundo 2: | 3.204,55 |
Total Fundos: | 113.288,85 |
Rendimentos em Fundos: | 432,44 |
Rendimentos acumulados em Fundos: | 1.706,33 |
IV - Prestação de contas
Aprovada a prestação de conta de abril de 2019.
V – Exclusão de Associado
A Diretoria tomou conhecimento da solicitação encaminhada pelo Cel Av R/1 Nelson Keiichiro URYU para sua exclusão do quadro de associados.
VI – Página da ABRA-PAT na INTERNET
A Diretoria autorizou o novo valor a ser pago ao provedor de serviços de INTERNET que hospeda e mantém a página da ABRA-PAT no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).
VII – Assuntos Gerais
1 - Presenças: Maj Brig Terroso, Presidente; Brig Pitrez, Vice-Presidente; Cel Marcos Martins, Secretário e Relações Públicas; Brig Assis, Brig Benício e Brig Barreira, membros do Conselho Consultivo; e Cel Possollo, membro do Conselho Fiscal.
2 - Decidiu-se que o Presidente entrará em contacto com o Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL) para verificar qual a situação do P-16E 7037, do antigo 1º GAE, tendo em vista que foi conseguido dobrar as asas da aeronave e que está ao tempo naquele Museu.
VIII – Assuntos Diversos
Ficou definido que seria reservado um tempo ao final das reuniões para tratar e atualizar os assuntos operacionais relativos à Aviação de Patrulha.
IX - Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, mandando lavrar esta Ata que, após lida e achada conforme, foi aprovada e assinada pelo Presidente e por mim, Secretário.
Rio de Janeiro, 28 de maio de 2019.
Wilmar Terroso Freitas - Presidente
Marcos Narciso Martins - Secretário
Resumo
1 - Foi aprovada a prestação de contas do mês de março de 2019 pelo Conselho Fiscal.
2 - Foram aprovados os novos Associados da ABRA-PAT:
- Cel QOEAV R/1 Rubens Hilário (Mecânico de Voo do 1º/7º GAV),
- Maj Av Rafael Lemos Paes (1º/7º GAV),
- Maj Av Carlos Alberto Gomes da Silva (1º/7º GAV) e
- Cap Av Rodrigo Barros Aureliano Alves (1º/7º GAV).
3. Após a avaliação dos trabalhos que concorreram ao Prêmio Magalhães Motta - 2019, a comissão designada julgou o trabalho “A Aviação de Patrulha e o Combate Eletrônico Moderno: uma análise acerca do desempenho da Aeronave P-3 AM frente aos radares LPI (low probability of intercept)”, do Cap Av Renan Miranda Richter, como o primeiro colocado. A premiação será entregue na solenidade do Dia da Aviação de Patrulha na Ala 9 em Belém.
4. Sobre a comemoração ao Dia da Aviação de Patrulha, a ser realizada em Belém, houve confirmação do COMPREP para apoio de aeronave no trecho GL-BR-BE e o Presidente fará uma palestra sobre a Aviação de Patrulha. Serão consultados os Associados para irem à solenidade.
Resumo
1 - Foi apresentada e aprovada a proposta de inclusão no Quadro de Associados do 2º Ten Av Anderson de Oliveira KOSLOWSKI, do 2º/7º GAV, na Ala 3 Canoas. O Relações Públicas deverá cumprimentá-lo e enviar-lhe os livros da Patrulha que temos. O Auxiliar da Direção deverá providenciar a sua conclusão no sistema de pagamento.
2 - Ficou estabelecido que os avaliadores do Prêmio Magalhães Motta em 2019 serão: Brig Ar Benício, Brig Ar Pitrez e Cel Av Martins.
3 - Ficou confirmado que o Presidente será o representante da ABRA-PAT na Reunião da Aviação de Patrulha em Belém (PA) e que, caso haja transporte aéreo da FAB, será feita a comitiva em função das vagas disponíveis. Caso não haja transporte, será adquirida passagem aérea para o Presidente.
4 - Foi resolvido que deva ser modificada a primeira página do site da ABRA-PAT com os seguintes distintivos, na seguinte ordem: ABRA-PAT, 1º/7º, 2º/7º e 3º/7º GAV, II FAE, 1º GAE e 4º/7º GAV. O Relações Públicas providenciará a modificação.
5 - O Presidente aproveitou a reunião para apresentar as novas instalações da ABRA-PAT, no 1º andar do INCAER (Estação de Hidroaviões) que serão divididas com a ABRA-PC.
Resumo
1 - A Diretoria autorizou a divulgação do Ageum de Olimpus na página da ABRA-PAT.
2- O Vice-Presidente ficou autorizado e incumbido de enviar ao 3º/7º GAV, em Belém, os livros “A última Guerra Romântica (Memórias de um Piloto de Patrulha) e a “A Pata-choca”, a fim de serem distribuídos nos eventos comemorativos ao Dia da Aviação de Patrulha, a ser comemorado naquela Ala.
3 - Foi autorizado postergar o prazo da data de postagem do trabalho concorrente ao Prêmio Magalhães Motta para o dia 18 de março de 2019.
4 - A Diretoria tomou conhecimento e providenciou o desligamento do Quadro de Associados do Maj Av Mateus Habermann.
5 - Foram apresentadas algumas opções de investimento para os recursos dos Fundos de Aplicação da ABRA-PAT que serão analisados posteriormente.
Resumo
1 - A Diretoria aprovou a inclusão do Capitão-Aviador Renan Miranda Richter do 1º/7º GAV, Cardeal 263, no Quadro de Associados da ABRA-PAT.
2 - Para o calendário de 2019, definiu-se as principais providências:
- 15 de fevereiro - Aniversário do 2º/7º GAV: enviar cartão de felicitações.
- 5 de abril - Ageum de Olimpus: comparecerão os Olimpus da ABRA-PAT.
- 22 de maio - Reunião da Aviação de Patrulha em Belém: irá o Presidente e demais que possam ir em aeronave da FAB.
- 28 de junho - Ceia dos Cardeais: fazer a divulgação aos Cardeais Associados.
- 20 de julho - Aniversário da ABRA-PAT: adiantar a reunião da Diretoria para 23 de julho, realizando o almoço de confraternização em seguida.
- 27 de setembro - Aniversário do 3º/7º GAV: ações serão definidas posteriormente.
- 8 de novembro - Aniversário do 2º/7º GAV: ações serão definidas posteriormente.
3 - O Conselheiro Maj Brig Euclides prontificou-se a verificar no Banco Santander uma opção de investimentos melhor que o atual, para apreciação da Diretoria.
4 - O Relações Públicas informou que o Boletim Informativo de 2018 está disponível no “site” em Home - Notícias.
Resumo
1 - O Presidente informou que se encontrou com o Coronel Camazano em Natal e que o mesmo já está preparando os textos para o livro do 3º/7º GAV, aguardando uma viagem a Belém para registros e fotos atualizadas.
2 - O Vice-Presidente assegurou que o contrato com o provedor Terra foi cancelado.
3 - O Presidente, o Cel Cabral e o Cel Martins homenagearam os sete Tenentes que se formaram no PESOP (Ala 10 Natal) os quais seguem para o Phoenix e o Netuno. Ao primeiro colocado foi entregue uma placa comemorativa e aos demais foram entregues dois livros históricos sobre a atuação da Aviação de Patrulha na II Guerra Mundial.
4 - Foi divulgada a lista de Patrulheiros promovidos a Oficial-General em 30 de outubro: Ten Brig Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Maj Brig Ar Paulo Roberto de Barros Chã, Maj Brig Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e Maj Brig Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubart.
5 - O Presidente confirmou sua ida a Canoas (Ala 3), representando a ABRA-PAT, no Concílio Phoenix e passagem de Comando do 2º/7º do Ten Cel Av Ten Cel Av Marcos Vinícius Venâncio da Penha ao Maj Av Miguel Ângelo Côrtes Sálvio Junior.
6 - Em função de problemas de saúde, o Cel Sawczuk, em viva a voz durante a reunião, solicitou dispensa do cargo de Secretário. A Direção então convidou o Relações Públicas, Cel Av. Marcos Martins, para o cargo de Secretário, cumulativamente, tendo o mesmo aceitado e empossado na reunião.
Resumo
1 - No mês de setembro de 2018, 7 (sete Patrulheiros associaram-se à ABRA-PAT, tendo sido aprovados pela Direção:
- Cel Av Refm Jose Carlos CORRÊA da Cunha - Natal - RN
- Maj Av Jorge PETROLLA Ferreira - Ala 12 - Comandante do 1º/1º GCC
- Cap Av VICTOR HUGO da Silva Lima - AJO do Comandante da UNIFA
- Cap Av KAE Miranda Silva - Chefe Com Social da ALA 12 S. CRUZ
- Cap Av Adilson BARROSO Cypriano - Ala 12 - 1º/7º GAV
- Cap Int Luiz Carlos Souza Mariz SARMENTO - Ala 12 - Rancho
- SO SAD Refm NESTOR José Soares Filho - Rio de Janeiro - RJ
2 - Além desses, nove militares do 3º/7º GAV, o Netuno, apresentaram propostas para se associarem.
3 - Sobre o Brinde de fim de ano, após discutido, foi decidido pelos presentes não comprar e distribuir a tradicional agenda, tendo em vista o alto valor atualizado e devido ao alto custo para o envio por meio postal.
4 - Em outra deliberação, decidiu-se confeccionar o emblema de lapela da ABRA-PAT, por estar esgotado, e que alguns remanescentes estão desbotados em sua cor original.
5 - Sobre o cancelamento do antigo site, foi enviada carta registrada ao provedor informando não estarmos mais usando o serviço.
6 - Sobre o Prêmio Magalhães Mota 2019, decidiu-se:
- O assunto será um tema livre, desde que seja relacionado com a Aviação de Patrulha, observados os critérios de avaliação previstos, e o valor será de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). A documentação foi aprovada e será enviada aos Associados.
- Poderão concorrer ao Prêmio os associados bem como militares do efetivo das Unidades Aéreas da Aviação de Patrulha ou de seu Quadro de Tripulantes.
7 - Sobre o almoço de fim de ano, decidiu-se realizá-lo no dia 11 de dezembro, por adesão.
8 - Para a Premiação do PESOP em Natal, caso haja aeronave, irão o Presidente, o Vice-Presidente e o Relações Públicas.
Resumo
1 - Aprovadas as demonstrações financeiras de abril de 2018.
2 – Registro da AGO de 2018 – A documentação está sendo preparada para registro legal pelo auxiliar da Diretoria.
3 – Dia da Aviação de Patrulha – Foram discutidos e detalhados os eventos e a participação da ABRA-PAT, e como será feito o pagamento das flores na aposição ao busto do Patrono.
4 – Auxílio monetário aos Esquadrões para os eventos históricos – Foi discutida a forma de viabilizar esse auxílio ficando para a próxima reunião.
5 – Livro do 3º/7º Esquadrão – O Presidente informou já ter contactado o Cel Av Aparecido Camazano Alamino e o Sr. Mauro Lins de Barros para solicitar o orçamento sobre o texto. A edição só será iniciada após o texto ser aprovado pelo Conselho da ABRA-PAT, provavelmente no ano de 2019.
6 – Finalizando, o Diretor informou os detalhes sobre a mudança do INCAER para o prédio da DIRAP, na Av Mal Câmara, 233, 7º e 8º andares, onde haverá uma sala disponível para a ABRA-PAT.
Resumo
1 - Estiveram presentes:
- Diretoria:
- Maj Brig Ar Terroso – Presidente
- Cel Av Sawczuk – Secretário
- Cel Av Hubber – 1º Tesoureiro
- Cel Eng Aer Cabral – 2º Tesoureiro
- Cel Av Marcos – Relações Públicas
- Conselho Consultivo:
- Maj Brig Ar Lopes
- Brig Ar Benício
2 – Foi lida, aprovada e assinada a ata anterior da reunião de 25 de julho de 2017.
3 – A seguir, o 1º Tesoureiro fez a prestação de contas do mês de junho de 2017 com as despesas de rotina, sem questionamentos. Tendo em vista que não houve presença de membros do Conselho Fiscal, a aprovação será feita na próxima reunião de 26 de setembro.
4 – Sobre o tema de colocar ou não os valores do balanço mensal no site, decidiu-se que não é conveniente, pois é uma informação de interesse somente dos Associados e o site é aberto a qualquer pessoa. Os Associados podem solicitar esse dado à Direção sempre que quiserem.
5 – Sobre o item Eleições 2018/2020, o Presidente manifestou-se no sentido de que gostaria que houvesse um ou mais candidatos ao cargo, podendo ele ocupar qualquer outro cargo na Direção ou Conselhos. Segundo sua ideia, é salutar a renovação especialmente no mais alto cargo.
6 – Sobre o site, o Cel. Marcos apresentou a nova página da ABRA-PAT com o novo endereço: www.abrapat.org.br A modernização apresenta um formato mais simples e direto para o acesso dos usuários. Também é uma oportunidade de revisar e atualizar os dados. Foi comentado que é importante o acesso dos Associados para apresentar correções, ideias, artigos, ensaios, relatos e informações para divulgação.
7 – Sobre a Ficha de Inscrição que está no site, serão feitos ajustes e correções observados pelos membros da Direção.
8 – Sobre Facebook e WhatsApp, está sendo usado apenas um Grupo de WhatsApp para os membros da Direção, somente para os assuntos da Associação.
9 – Sobre o brinde aos Associados para 2018, foi aprovada a agenda no modelo dos últimos anos, elogiada por todos, conforme proposta pela empresa Contactus Artes Gráficas. A Direção vai solicitar patrocínios para amortizar o valor a ser gasto.
10 – Após assuntos gerais, a reunião foi encerrada e marcada a próxima reunião para o dia 26 de setembro na sala de reuniões do INCAER, ficando ressaltado que qualquer Associado pode participar das reuniões.
Resumo
1 - Estiveram presentes:
- Diretoria:
- Maj Brig Ar Terroso – Presidente
- Brig Ar Barreira – VP
- Cel Av Sawczuk – Secretário
- Cel Av Hubber – 1º Tes
- Cel Av Marcos – RP
- Conselho Consultivo:
- Maj Brig Ar Lopes
- Brig Ar Assis
- Brig Ar Benício
- Conselho Fiscal:
- Cel Int Possollo – Presidente
2 – Foi lida, aprovada e assinada a ata anterior da reunião de 4 de julho de 2017.
3 – A seguir, foi feita a prestação de contas do mês de junho de 2017 que foi aprovada.
4 – Foram discutidas as dúvidas apresentadas por membro da direção no Regulamento de Penalidades, tendo sido mantida a redação de 25 de março de 2008.
5 – Sobre a contribuição mensal do Associado, que é de R$15,00 desde 2003, foi rediscutido o valor de R$ 20,00 decidido em reunião no final do ano passado e decidiu-se pelo valor de R$ 18,00 a contar de agosto ou setembro, quando for inserido no sistema de pagamento. Os Associados receberão carta e e-mail sobre o assunto.
6 – Sobre o “site” da ABRA-PAT, haverá uma apresentação do mantenedor na próxima reunião, sobre a modernização que está sendo feita. Decidiu-se colocar no site uma agenda resumida das reuniões da Direção.
7 – Após assuntos gerais, a reunião foi encerrada e marcada a próxima reunião para o dia 29 de agosto. Os participantes seguiram para o almoço de 18 anos da ABRA-PAT, no Clube de Aeronáutica, conforme o convite feito a todos os Associados.