Um Submarino no Amazonas

23 de março de 1962.

Dois Oficiais da Força Aérea brasileira, recém formados, um 1° Tenente-Aviador e um 2° Tenente-Aviador, realizavam voo de Manaus para Belém; a aeronave: RB-25 5080 do 1°/10° GAv, sediado na Base Aérea de São Paulo (BASP). O nível de voo, possivelmente, era o 90 (noventa).

O tempo era aquele comum em nossa região norte. Cumulus isolados que, com o passar das horas, iam aumentando seu volume, e acudiam ao “toque de reunir” da natureza.

E o voo, sobre o inconfundível verde da Amazônia, era de total tranqüilidade e sossego.

Até que, um dos Tenentes chamou a atenção do outro sobre o que estava avistando. Foi iniciada curva para o lado no qual o Tenente avistara algo fora dos padrões. Não foi preciso desligar o piloto-automático, pois era inexistente na aeronave.

E qual era o fato que chamava atenção.

Simples!!!

Apenas um submarino navegando no Rio Amazonas. Um fato corriqueiro. Vários tipos de navios e de embarcações navegam nos rios.

O quê!?!?!?!?

“Motor no bolso”. Nariz para baixo.

Os Tenentes foram investigar a suspeita belonave que navegava em nossas águas. A medida que o RB-25 perdia altura o submarino sofria uma severa transformação. Foi possível distinguir a água que corria no convés. Delimeou-se a estrutura da vela.

Até que foi definido o que estava sendo investigado.

Época de cheia no rio. Várias ilhas são totalmente, ou em grande parte, cobertas pelas águas. Era este o caso.

O “conves” era formado por árvores quase que totalmente encobertas pelas águas.

A “vela” era uma árvore maior, praticamente à “meia-nau” da ilha.

Após a criteriosa investigação, os Tenentes, que não tinham falado com ninguém, no que acertaram em cheio, retornaram ao nível de voo.

Calados mergulharam! Calados ascenderam!

Parabéns aos “Patrulheiros”.

Autor Siberian Boy

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ABRA-PAT a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.