Em 23 de junho de 1961, decola de Key West, Flórida, USA, a primeira esquadrilha, em traslado para o Brasil, das aeronaves P-16.
Era formada por 6 (seis) aeronaves, liderada pelo Ten Cel Av RODOLFO BEC-KER REIFSCHNEIDER, no P-16 7016.
Primeiro pouso, fora dos Estados Unidos, Port-Au-Prince, Haiti.
O traslado recebia o apoio de C-82 do 1° Grupo de Transporte de Tropas (1° GTT), sediado na Base Aérea dos Afonsos (BAAF). Eram seus pilotos: 1° Ten Av Rodolfo Hissa Abraim e 1° Ten Av Carlos Maximiano dos Mares Guia.
No “papo-rádio” o C-82 usava nos contatos Cobra 01, enquanto o P-16 utilizava FAB 7016.
Após este primeiro pouso, os membros das equipagens apressaram os procedimentos, para poder aproveitar a pequena cantina do aeroporto, prestes a fechar.
Durante o deslocamento para a estação avistaram, já na final para pouso, o C-82 de apoio.
Em conversa no pequeno bar, o Ten RODOLFO disse ao Ten Cel BECKER que havia, lá na final, comentado com o Ten MARES GUIA que o grupamento, todos com boné vermelho e macacão laranja, parecia um concílio de Cardeais.
Este comentário trouxe modificação em procedimentos a partir daquele momento.
No dia seguinte, quando do cheque-rádio, a resposta ao Cobra 01 não era mais FAB 7016 e sim Cardeal 01.
Houve determinação para que a chegada ao Rio de Janeiro, em 31 de junho de 1961, fosse exatamente às 1200P, entrando pela barra da Baía da Guanabara, sobrevoando os navios da Marinha, pousando no Santos-Dumont, com “show” de dobramento de asas.
Para cumprir a determinação, houve pernoite em Vitória -ES.
Para jantar, por sugestão do Maj Av Wandyr Binato Nogueira, foi decidido reunir todos em um só local.
Naquele momento, o evento foi denominado “Ceia dos Cardeais”.
Já na Base Aérea de Santa Cruz, foi estabelecido que, todo dia 28 de junho, data do primeiro pouso de P-16 no Brasil (Belém – PA) seria realizado almoço comemorativo e de confraternização, a CEIA DOS CARDEAIS.
Autor Ten.-Brig.-do Ar Rodolfo Becker Reifschneider