Histórico
Retroagindo no tempo, vamos encontrar, há quase 10 anos antes da criação do Ministério da Aeronáutica a primeira Unidade Aérea de Patrulha de que se tem registro no Brasil:
Estas aeronaves guarneceram o NAe Minas Gerais, da Marinha, por 33 anos. Equiparam o 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE) sediado na Base Aérea de Santa Cruz. Em 1976 foram recebidos 8 S2E (P16-E na designação da FAB). Na época os P – 16 constituíram-se no mais importante e atualizado vetor da Aviação de Patrulha no Brasil.
A Força Aérea Brasileira instituiu a data de 22 de maio como o Dia da Avição de Patrulha, pois no transcorrer da II GM, no dia 22 de maio de 1942, ocorreu o primeiro ataque a submarino realizado pela FAB, cujo relatório de Voo, da tripulção, relata esse episódio da nossa participação no conflito.
Chegando à Naval Air Station Corpus Christi, Texas, USA, para a parte operacional com o P-16 (S-2A), o 1° GAE usava macacão e bibico azul.
Em 23 Jun 61, decolei de Key West, Florida, USA, liderando os seis primeiros P-16 com destino ao Brasil, com primeiro pouso e pernoite em Port-Au-Prince, Haiti, onde aterrissamos após 04:25 h de vôo.