Trigésimo Primeiro AGEUM de Olimpus

Em 05 de abril de 1943, o 1º/7º Grupo de Aviação – ESQUADRÃO ORUNGAN – entrava para a história do Brasil e da Força Aérea Brasileira. À bordo de um A-28 Hudson, o então 1º Tenente-Aviador IVO GASTALDONI, com sua tripulação, composta pelos Sargentos ÂNGELO (Mecânico) e SOUZA(Radiotelegrafista), e pelos Soldados ARGOLO (Metralhador) e PASCOAL MOLINARO (Artilheiro), localizou e atingiu, entre Salvador e Recife, um submarino hostil, vindo a provocar-lhe danos, com muito provável afundamento.

Ao longo dos dias subsequentes, foram recolhidos destroços pela Marinha do Brasil e encontrados alguns corpos boiando, dilacerados pelos peixes, próximo ao litoral nordestino, confirmando o relato dos tripulantes. Este relato foi apresentado em vídeo de depoimento do próprio Brigadeiro GASTALDONI.

Deste modo, o Esquadrão Orungan eternizou aquela data como seu “BATISMO DE FOGO”, criando a celebração denominada “AGEUM DE OLIMPUS” – ou “Festa dos Deuses do Olimpo”.

Mantendo a tradição, em 07 de abril de 2018, a 31ª reunião foi realizada, pela primeira vez, na nova sede da Unidade Aérea, a ALA 12 (Base Aérea de Santa Cruz), com a presença de seu Comandante, Coronel-Aviador Alessandro CRAMER.

O evento iniciou-se com abertura e palavras iniciais do Comandante, o Tenente-Coronel Aviador ERIVANDO Pereira Souza, seguido de animado briefing humorístico e da sagração dos novos Olimpus. Foram sagrados Olimpus Numerados o 1º Tenente-Aviador HELTON César Torres de Oliveira (OLIMPUS 410) e o 1º Tenente-Aviador GLEDSON Arthur do Nascimento (OLIMPUS 411), e Olimpus Honorários o Coronel Intendente Alexandre Jorge ESTEVES (OLIMPUS HON 089) e Tenente-Coronel Intendente Marcelo BARÃO Corgozinho (OLIMPUS HON 090).

A seguir, houve a tradicional fotografia registrando todos os presentes, à frente de uma aeronave P-3BR e, pela primeira vez, ao fundo, o Hangar do Zeppelin.

Ao longo do almoço, houve descontraída confraternização, ocasião em que os Olimpus Numerados e Honorários presentes bradaram seus respectivos números, em homenagem ao Brigadeiro IVO GASTALDONI e tripulantes, buscando manter acesa a chama da coragem a da galhardia de seu saudoso herói e precursor da Aviação de Patrulha. Ao final, o Coronel CABRAL, Olimpus 139, mais antigo presente, devolveu o Bastão de Comando do 1º/7º GAV ao Ten Cel ERIVANDO, encerrando o evento.

A ABRA-PAT, presente com associados e membros de sua Diretoria, e com seu Presidente, Major-Brigadeiro do Ar Refm Wilmar TERROSO Freitas, dá as boas-vindas aos Olimpus em terras fluminenses, augurando votos de continuado sucesso e de muitos BRAVOS-ZULUS, na nobre missão de patrulhar os mares de nossa Amazônia Azul!

DA PÁTRIA!   OS OLHOS NO MAR!   PATRULHA!   ORUNGAN!

Trigésimo Primeiro AGEUM de Olimpus

Trigésimo Primeiro AGEUM de Olimpus

Trigésimo Primeiro AGEUM de Olimpus

Trigésimo Primeiro AGEUM de Olimpus

Olá, deixe seu comentário para Trigésimo Primeiro AGEUM de Olimpus

Enviando Comentário Fechar :/