Promoção de Oficiais-Generais

Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros

Promoção de Oficiais-Generais

Natural de Montes Claros (MG). Praça de 01/03/1980, declarado Aspirante em 12/12/1986.

Principais cargos: Chefe das Seções de Navegação e Programação e Controle do 1º/7º GAV; Instrutor de Voo do 1º/5º GAV; Instrutor Acadêmico do GITE; Chefe da Seção de Comando do GTE; Chefe da Seção de Manutenção do GTE-2; Chefe da Seção de Material na implantação do 2º/6º GAV; Assessor Parlamentar do Comandante da Aeronáutica ; Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutico na França e Bélgica; Vice-Presidente da COMARA; Assessor Militar da Aeronáutica na Vice-Presidência da República; Subdiretor de Pessoal Militar da DIRAP; Presidente da Comissão de Promoções de Graduados; Chefe da Quarta Subchefia do EMAER; Chefe da ASPAER; Chefe do Gabinete do EMCFA; e Comandante do I COMAR.

Principais cursos: Possuiu todos os cursos de carreira; Curso Interforças de Defesa (École de Guerre - Paris/França); e Curso de Pós-Graduação MBA - Gestão de Administrativa (UFF).

Horas de voo: mais de 4.500.

Principais condecorações: Ordem do Mérito da Defesa; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem do Mérito Naval; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande-Oficial; Ordem do Mérito Rio Branco – Grau Comendador; Ordem do Mérito Judiciário Militar; Ordem do Mérito MPM – Grau Alta Distinção; Medalha Mérito Desportivo Militar; Medalha da Vitória; Medalha Mérito EMCFA; Medalha Exército Brasileiro; Medalha Militar de Ouro, com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha do Serviço Amazônico; e Menção Destaque Operacional Ouro do COMPREP.

Cargo designado: Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

 

 

Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert

Promoção de Oficiais-Generais

 

Natural de Belo Horizonte (MG). Praça de 01/03/1980, declarado Aspirante em 12/12/1986.

Principais cargos: Chefe da Divisão de Logística da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa; Chefe da Divisão de Projetos Aeronáuticos da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB); Diretor do Parque de Material Aeronáutico de Recife; Chefe da Quarta Subchefia do Comando-Geral de Apoio (COMGAP); Diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP); Chefe da Subchefia de Planejamento e Controle do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (EMGAP); Diretor de Material Aeronáutico e Bélico; Chefe do Estado-Maior do COMGAP; e Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Principais cursos: Curso Superior de Defesa; Aircraft Maintenance Officer Course (USAF/USA); Curso de Logística e Mobilização Nacionais, na Escola Superior de Guerra (ESG); Pós-Graduação Latu Sensu em Engenharia de Processos e Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão e Operações de Logística, no Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais; MBA em Logística Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas (FGV); e MBA em Processos, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Horas de voo: 4.000.

Principais condecorações: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã-Cruz; Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande-Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção; Medalha da Vitória; e Medalha Militar de Ouro.

Cargo designado: Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

 

 

Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar

Promoção de Oficiais-Generais

Natural de Curitiba (PR). Praça de 01/03/1987, declarado Aspirante em 07/12/1990.

Principais cargos: Comandante do 3º/7º GAV; Chefe da Divisão de Logística do COMGAR; Comandante da Base Aérea de Manaus; Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais; Chefe da Subchefia de Planejamento e Controle do COMGAP; Subdiretor de Fiscalização e Controle da DIRMAB; e Comandante da ALA 10.

Principais cursos: Curso de Graduação em Engenharia Mecânica (ITA); Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA); Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA); e Curso de Altos Estudos Militares (CAEM).

Horas de voo: 2.000.

Principais condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Comendador; Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacificador; e Medalha Mérito Tamandaré.

Cargo designado: Comandante da UNIFA, Comandante da ECEMAR e Presidente da CDA.

 

 

Brigadeiro do Ar Antônio Ferreira de Lima Júnior

Promoção de Oficiais-Generais

Natural de Recife (PE). Praça de 31/03/1987, declarado Aspirante em 26/11/1993.

Principais cargos: Comandante do 1º/7º GAV e da Base aérea de Florianópolis; Chefe da Divisão de Inteligência do CCOA/COMAE; e Assessor Militar da Vice-Presidência da República.

Principais cursos: Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético (ITA); Mestrado em Engenharia de Sistemas, Naval Post-Graduate School (US NAVY); e Curso de Altos Estudos em Defesa (ESG).

Horas de voo: 2.900.

Principais condecorações: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Oficial; Ordem do Mérito Militar – Grau Oficial; e Medalha Mérito Nero Moura.

Cargo designado: Diretor do Departamento de Promoção Comercial da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD-MD).

 

 

Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha

Promoção de Oficiais-Generais

Natural do Rio de Janeiro (RJ). Praça de 15/03/1987, declarado Aspirante em 26/11/1993.

Principais cargos: Chefe da Manutenção do 1º GAE, Comandante do 1º GCC, Subcomandante do CINDACTA IV; Pró-reitor de Extensão da UNIFA; e Adido Aeronáutico do Brasil na República do Peru.

Principais cursos: Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Comando e Estado-Maior; e Curso de Altos Estudos na Escola de Guerra Naval.

Horas de voo: 3.500.

Principais condecorações: Medalha 30 anos de serviço; Medalha Santos-Dumont; e Medalha do Mérito Aeronáutico.

Cargo designado: Subdiretor de Administração do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA/SDAD).

Fonte: Notaer – O jornal da Força Aérea Brasileira

www.fab.mil.br Ano XLVI  Nº 04  Abril, 2022.

Olá, deixe seu comentário para Promoção de Oficiais-Generais

Enviando Comentário Fechar :/