Dia da Aviação de Patrulha

Reuniram-se na Ala 12, no dia 22 de maio de 2018, tripulantes dos três Esquadrões de Patrulha: 1º/7º GAv (Orungan), 2º/7º GAv (Phoenix) e 3º/7º (Netuno) para participarem de palestras e cerimônia militar em homenagem ao Dia da Aviação de Patrulha.

As apresentações discorreram sobre a operação das aeronaves P-3AM em Santa Cruz, a operação dos P-95BM em Canoas, o desenvolvimento do simulador de voo para treinamento de pilotos em Belém e as ações da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRA-PAT), tendo como palestrantes o Ten Cel Av Erivando Pereira Souza, o Ten Cel Av Marcus Vinicius Venâncio da Penha, o Ten Av Oswaldo Segundo da Costa Neto e o Maj Brig Ar Refm Wilmar Terroso Freitas, respectivamente.

Após o ciclo de conferências, deu-se início à cerimônia militar presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado do Comandante da Ala 12, Cel Av Alessandro Cramer, do Comandante de Preparo, Ten Brig Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço aéreo, Ten Brig Ar Jeferson Domingues de Freitas, do Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, do Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Maj Brig Ar Mário Luís da Silva Jordão, e do presidente da ABRA-PAT, Maj Brig Ar Refm Wilmar Terroso Freitas.

Também prestigiaram o evento oficiais-generais, comandantes, chefes e diretores de organizações militares e patrulheiros da ativa e da reserva.

Na abertura da cerimônia, o Comandante da Aeronáutica e o presidente da ABRA-PAT depositaram coroa de flores no busto do patrono da Aviação de Patrulha, Maj Brig Ar Dionisio Cerqueira de Taunay, em homenagem aos feitos heroicos desse insigne piloto de patrulha.

Em seguida, houve a entrega do Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta, a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e da Medalha-Prêmio Força Aérea Brasileira.

O Prêmio Brigadeiro Magalhães Motta é concedido ao melhor trabalho sobre Aviação de Patrulha, de autoria de associado ou militares efetivos das unidades aéreas da Aviação de Patrulha, de acordo com critérios definidos pela ABRA-PAT. Em 2018, sagrou-se vencedor do certame o Cap Av Marcelo Botelho Rodrigues, do 1º/5º GAv, com o artigo sobre “Competências de cunho operacional necessárias aos pilotos básicos de P-95BM: uma análise curricular”, tendo recebido o prêmio das mãos do Maj Brig Ar Refm Wilmar Terroso Freitas.

Na sequencia, o Ten Brig Ar Antonio Carlos Egito do Amaral efetuou a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, distinção concedida àqueles que exerceram ou exercem o cargo de comandante de unidade aérea, aos Ten Cel Av Marcus Vinicius Venâncio da Penha e Celso Marques De Oliveira Neto, comandantes do 2º/7º GAv e 3º/7º GAv, respectivamente.

E, finalmente, o Comandante da Aeronáutica realizou a entrega da Medalha-Prêmio Força Aérea Brasileira ao 1º Ten Av Oswaldo Segundo da Costa Neto, do 3º/7º GAv, por haver-se distinguido em criação técnico-operacional de interesse da Força Aérea Brasileira, com o desenvolvimento de um simulador para a aeronave P-95M Bandeirante Patrulha nas instalações do Esquadrão Netuno.

Encerrando a cerimônia, os ex-integrantes das unidades de Patrulha foram convidados a participar do desfile militar, juntamente com a tropa da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz, em continência ao Comandante da Aeronáutica.

Dia da Aviação de Patrulha

Dia da Aviação de Patrulha

Dia da Aviação de Patrulha

Dia da Aviação de Patrulha

Dia da Aviação de Patrulha

Dia da Aviação de Patrulha

Dia da Aviação de Patrulha

Olá, deixe seu comentário para Dia da Aviação de Patrulha

Enviando Comentário Fechar :/