Cerimônia militar marca passagem de Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica

Tenente-Brigadeiro Amaral transmite o cargo ao Tenente-Brigadeiro Damasceno

Nesta sexta-feira (16), foi realizada a cerimônia militar de transmissão do cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. A solenidade ocorreu na Ala 1, em Brasília (DF), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Cerimônia militar marca passagem de Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica

Também participaram da solenidade os ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito e Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos; o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; além de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, entre outras autoridades e convidados, civis e militares.

Cerimônia militar marca passagem de Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica relembrou alguns feitos importantes do Tenente-Brigadeiro Amaral. "Dentre tantas realizações, ressalto a aprovação da Diretriz do Comando da Aeronáutica 16-4, que trata do acompanhamento institucional do Comando da Aeronáutica, e que institui uma nova sistemática de monitoramento e avaliação das organizações subordinadas", pontuou.

Em seguida, o Tenente-Brigadeiro Bermudez ressaltou alguns atributos do novo Chefe do EMAER. "Oficial-General congregador, dotado de aguçada visão estratégica, inconteste cordialidade, detentor de inquestionável capacidade de comando e gestão”, destacou.

Em seu discurso de despedida, o Tenente-Brigadeiro Amaral fez agradecimentos e recordou fatos marcantes do percurso da sua carreira militar. "Olhar para trás, após 45 anos de serviço, quero registrar que eu gosto do que eu vejo, das opções que eu fiz e das opções que fizeram por mim, porque isso ocorreu inúmeras vezes. O voo realizado nas asas da Força Aérea me permitiu experiências ímpares que confirmaram o que sou hoje, e me sinto muito bem, com o sentimento que valeu a pena", declarou o Oficial-General.

Cerimônia militar marca passagem de Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica


Novo Chefe do EMAER

Cerimônia militar marca passagem de Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica

Ao assumir o novo cargo, o Tenente-Brigadeiro Damasceno ressaltou o papel do EMAER para a FAB. "O Estado-Maior da Aeronáutica congrega o planejamento de alto nível da Força. Além de seguir os ditames do nosso Comandante, baseados nas diretrizes de Comando, o EMAER tem uma coesão muito grande com os Órgãos de Direção Geral e Setorial, de modo a planejar as ações em médio e longo prazo para o engrandecimento da Força Aérea", destacou.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno nasceu em Canoas, no Rio Grande do Sul. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 08 de março de 1976. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 09 de dezembro de 1982 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2018. Assume o EMAER após passar o cargo de Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. Possui cerca de 6 mil horas de voo, além de 28 condecorações nacionais.

Publicado: 17/10/2020 17:21

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Olá, deixe seu comentário para Cerimônia militar marca passagem de Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica

Enviando Comentário Fechar :/