Aniversário do Esquadrão ORUNGAN

No dia 10 de novembro de 2021, a Direção da ABRA-PAT esteve presente na Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz - BASC) para participar da cerimônia em homenagem aos 10 anos de operação da aeronave P-3AM Orion na Força Aérea Brasileira (FAB) e ao 74º aniversário do 1º/7º Grupo de Aviação.

Aniversário do Esquadrão ORUNGAN

Estiveram presentes ao evento presidido pelo Coronel-Aviador Marcelo da Costa Antunes, Comandante da Ala 12 e da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz; a Direção da ABRA-PAT, representada por seu Presidente, Major-Brigadeiro do Ar R/1 Carlos Eurico Peclat dos Santos; o Comandante da BASC, Coronel-Aviador Marco Aurelio Soares Garcia; o Graduado Master, Suboficial SAD Maurício George Rosa Lima da Silva; oficiais e praças da Guarnição; e demais convidados civis e militares, que tiveram sua participação limitada pelos protocolos de saúde vigentes.

Aniversário do Esquadrão ORUNGAN

Na ocasião, foram agraciados com a premiação de horas de voo, por terem completados mil horas nas diversas funções a bordo da aeronave P-3AM, os tripulantes abaixo:

Major-Aviador Lenilson Fortes de Oliveira,

Major-Aviador Lázaro de Lima Barbosa,

Segundo-Sargento BET Sanderson Diogo Gomes de Melo Lima e

Segundo-Sargento BCO Deoclécio Castro de Souza Santos.

Quanto aos destaques do ano de 2021, foram homenageados os seguintes militares, de acordo com suas categorias:

Suboficial BEI Wallace Miranda da Silva, SIPAE;

Segundo-Sargento BEI Jackson José de Souza Nunes, Mantenedor;

Segundo-Sargento BCO Arthur Ricardo Cavalcanti, Graduado Padrão; e

Soldado de 2ª Classe SNE Jessé de Sousa da Silva, Praça Padrão.

Aniversário do Esquadrão ORUNGAN

Em seguida, o Comandante do Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Carvalho Trope, em seu discurso enalteceu o efetivo pela dedicação demonstrada desde a chegada da nova aeronave na Base Aérea de Salvador, contribuindo para o destaque da unidade em exercícios militares e em operações de Busca e Salvamento no Brasil e no exterior. Ressaltou que a aeronave desempenha dois importantes papéis: o de máquina de guerra e o de salvar vidas.

Sobre as capacidades da aeronave, enfatizou a importância do recebimento dos mísseis harpoon para alteração do balanço bélico regional do continente sul americano em favor do Brasil.

Aniversário do Esquadrão ORUNGAN

O 1º/7º Grupo de Aviação teve sua criação vinculada às operações aéreas realizadas no Atlântico Sul durante da 2ª Guerra Mundial, pois herdou a missão do extinto 2º Grupo de Bombardeio Médio (2º GBM), que desempenhou papel relevante na proteção do tráfego marítimo nas águas jurisdicionais brasileiras sob constante ameaça de submarinos do Eixo.

Desde sua ativação em 8 de novembro de 1947, na Base Aérea de Salvador, o Esquadrão Orungan operou diversas aeronaves, começando pelo B-34A Harpoon, passando pelos B-25J Mitchell, P-15 Netuno, C-95 Bandeirante e P-95 Bandeirulha, e chegando aos atuais P-3AM Orion.

Esta última aeronave iniciou suas operações em Salvador/BA em 30 de julho de 2011, restituindo ao Esquadrão a capacidade de ações antissubmarino, perdida desde a desativação do P-15 em setembro de 1976.

Aniversário do Esquadrão ORUNGAN

Passados 74 Anos desde sua ativação, seguindo a tradição do 2º GBM, o efetivo do Esquadrão Orungan continua protegendo com altivez os interesses brasileiros no Atlântico Sul, e contribuindo com missões de Busca e Salvamento.

Olá, deixe seu comentário para Aniversário do Esquadrão ORUNGAN

Enviando Comentário Fechar :/