75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

O 1º/7º Grupo de Aviação comemorou seu 75º Aniversário na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. A cerimônia, que aconteceu no dia 11 de novembro de 2022, foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tendo sido recebido pelo Comandante da BASC, Coronel Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira.

Prestigiaram o evento, o Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR); o Major-Brigadeiro do Ar R/1 Carlos Eurico Peclat dos Santos, Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRA-PAT); Ex-comandantes do Esquadrão Orungan; e convidados civis e militares.

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

Durante a solenidade, o Comandante do 1º/7º Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Cicero Vieira Ramos, entregou uma lembrança ao Tenente-Brigadeiro Medeiros, Olimpus numerado (290) que alcançou o mais alto posto na Força Aérea Brasileira 

Em seguida, foram homenageados os ex-comandantes presentes:

- Coronel Aviador R/1 Ronald Fleming Gonzaga, Comandante no período de 21 de janeiro de 2002 a 14 de janeiro de 2004;

- Coronel Aviador Allan Davis Cabral da Costa, Comandante no período de 8 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2018; e

- Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Carvalho Trope, Comandante no período de 16 de dezembro de 2019 a 4 de janeiro de 2022.

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

Também foram homenageados os destaques no ano de 2022, em suas respectivas categorias:

- Suboficial BMA Rivaldo de Carvalho Silva Ribeiro, Destaque SIPAER;

- 2º Sargento SAD Luis Filipe da Silva, Graduado Padrão;

- Soldado de 2ª Classe SNE Márcio Oliveira Silva, Praça Padrão; e

- 2º Sargento BMA Felipe da Silva Pifano, Mantenedor Destaque.

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

Em suas palavras, o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Ramos, lembrou os primórdios da Aviação de Patrulha, quando o Brasil foi envolvido na Segunda Guerra Mundial, após o afundamento de diversos navios mercantes em sua costa, obrigando o governo brasileiro a declarar guerra aos países do Eixo. Por esta razão, aeronaves e tripulações de Patrulha passaram a operar no então Escalão Móvel da Base Aérea de Salvador, de onde partiu o ataque a um submarino alemão protagonizado pelo Tenente Ivo Gastaldoni, a bordo da aeronave Lockheed A-28 Hudson, no través de Aracaju, em 5 de abril de 1943.

Destacou que o Esquadrão, por meio da aeronave P-3AM Orion, realiza missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e busca e salvamento; e, após a incorporação das aeronaves remotamente pilotadas (ARP) RQ-1150 Heron I, passou a realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento (IVR).

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

Agradeceu ao Comando de Preparo, aos Parques de Material Aeronáutico, à Base Aérea de Santa Cruz e às diversas organizações da Guarnição Aeronáutica de Santa Cruz o apoio e a cooperação.

Encerrou suas palavras, enaltecendo o efetivo da unidade aérea pelos feitos do passado e do presente em prol da proteção da “Amazônia Azul” e da manutenção da soberania do Espaço Aéreo Brasileiro.

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

Sobre a Unidade Aérea

O Esquadrão Orungan foi ativado em 8 de novembro de 1947, na Base Aérea de Salvador, herdando a missão e os equipamentos do 2º Grupo de Bombardeiro Médio (GBM); e foi incorporado à Ala 12 (Santa Cruz) em abril de 2018. Dentre os aviões operados pela unidade, destacam-se os Lockheed B-34 Harpoon, North American B-25J Mitchell, P-15 Netuno e P-95 Bandeirulha. Atualmente, opera com os P-3AM Orion e as ARP RQ-1150 Heron I.

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

Fotos: BASC.

Olá, deixe seu comentário para 75º ANIVERSÁRIO DO ESQUADRÃO ORUNGAN

Enviando Comentário Fechar :/