Os Cardeais, designação própria dos pilotos que voaram no 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE) e no 4º/7º Grupo de Aviação (GAV), unidades aéreas extintas em 1998 e 2011, respectivamente, fiéis a sua tradição, reuniram-se na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) no dia 28 de junho de 2023 para celebrarem a 59ª Ceia dos Cardeais.
Essa comemoração ocorre sempre aos 28 dias do mês de junho, desde o ano de 1961, em homenagem ao pouso do primeiro P-16, o FAB 7016, em território nacional, na cidade de Belém/PA. Desde então, apenas por quatro ocasiões, os Cardeais deixaram de se reunir.
O evento iniciou-se com a recepção dos participantes pelo Comandante da BASC, Coronel-Aviador Juliano Barros Cota no Hangar do Zeppelin, onde se realizaram o cadastro dos participantes e a distribuição dos brindes.
Logo em seguida, realizou-se na Sala do Histórico do Esquadrão Cardeal apenas a renovação do compromisso dos Cardeais; visto que, devido à desativação da unidade aérea, cessou-se a sagração de Cardeais, numerados e honorários.
Ato contínuo, procedeu-se à passagem simbólica de liderança do Esquadrão Cardeal do Comandante da BASC, Coronel Barros, detentor do histórico do Esquadrão, para o Cardeal 15, Major-Brigadeiro Cruz, Cardeal de menor número vivo, que propôs um brinde aos Cardeais e à Força Aérea Brasileira.
Posteriormente, os Cardeais deslocaram-se até o Memorial do P-16, onde se perfilaram para a foto oficial do encontro. no Memorial do P-16, e, logo depois, seguiram para o auditório principal, a fim de tomarem conhecimento sobre a situação da Aviação de Patrulha e a evolução profissional dos Cardeais da ativa.
Nessa ocasião, o Major-Brigadeiro Peclat, Cardeal 170, e coordenador da Ceia, informou aos participantes que o Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, Cardeal 213, organizador da 59ª Ceia dos Cardeais, não pôde estar presente em função de ter sido designado para a função de Chefe de Estado-Maior de uma operação militar em andamento.
Ao final da reunião, o Cardeal 15, em homenagem ao Cardeal 01, Brigadeiro Becker, conclamou a audiência para se dirigirem ao almoço com o tradicional brado: “aos camarões”.
Chegando ao refeitório, além do agradável bate papo entre amigos, os cardeais puderam, de fato, saborear as iguarias preparadas pela equipe de cozinha da BASC; enquanto entoavam as canções do cancioneiro, como a da Aviação Embarcada, Bandeirantes do Ar, dentre outras.
Nesse mesmo horário, as esposas dos Cardeais que compareceram ao evento participavam da Ceia das Senhoras, no Cassino dos Oficiais da BASC. O almoço foi organizado pela Sra. Claudete Dutra Leal Peçanha, esposa do Brigadeiro Peçanha, proporcionando uma tarde agradável e divertida àquelas que tinham a responsabilidade de zelar sozinhas por suas famílias quando seus maridos se ausentavam para cumprir missões operacionais.
Ao final da refeição, o Major-Brigadeiro Peclat agradeceu o comandante e toda equipe da BASC pelo carinho e empenho na preparação da Ceia. E premiou como o mais longínquo, o Coronel Correa, Cardeal 123, por ter se deslocado de Natal/RN até Santa Cruz.
Para encerrar, o Cardeal 15 passou o bastão de comando ao Coronel Barros e despediu-se dos presentes.
Audazes Cardeais!
Não Recuam Jamais!
Mad Man!
Fotos: DECEA.